Notícias da Diocese › 17/05/2021

Semana Laudato Si’ 2021 na Diocese

A Comissão Socioambiental da Diocese, irá realizar uma live no dia 20 de maio, às 19h30, no canal do youtube da comissão.

Este evento contará com a presença do padre Célio Antonio Almeida (assessor diocesano da comissão socioambiental), que fará a abertura da live e conduzirá os momentos de oração. O momento será enriquecido com uma partilha que abordará o acolhimento do discurso ambientalista por parte da tradição católica. Esse discurso deu-se pelo diálogo da teologia com o campo científico nos últimos 125 anos, demonstrando o compromisso da Igreja com o cuidado com a Casa Comum, como defende Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’. A reflexão será proferida por Luciano Machado (Coordenador da pastoral da ecologia integral – regional Sul 1 da CNBB, membro da comissão socioambiental da diocese, professor e funcionário público da divisão de educação ambiental da prefeitura de São José dos Campos).

Este momento será marcado com um gesto concreto. A equipe irá intensificar a campanha da Caritas Diocesana para a captação de recursos na compras de cestas básicas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade. Padre Fábio (diretor da Caritas), fará uma breve apresentação sobre as ações que a Caritas diocesana desenvolve.

A comissão fará ainda dois lançamentos:

1. Curso: Reflexões Laudato Si’: Uma experiência. Para esse curso não há necessidade de inscrições, basta acessar o site (que será divulgado no dia do evento) onde estarão disponíveis as reflexões e acompanhar os vídeos.
  2. Lançamento do Documento “Guia Paróquias e Comunidades Socioambientais”. Neste documento será abordado a necessidade do comportamento que realiza pequenas e constantes ações e atitudes em prol do meio ambiente, através dos cristãos, comunidades e paróquias.

Semana Laudato Si’ 2021

A Semana Laudato Si’ 2021, acontecerá entre os dias 16 e 25 de maio, é um evento global organizado pelo Vaticano através de seu Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e promovido pelo Movimento Católico Global pelo Clima, em colaboração com muitas organizações católicas espalhadas pelo Planeta. A Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos é uma dessas organizações.

O período é ponto culminante do ano especial em que se comemora o 6º aniversário da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e visa celebrar o caminho percorrido por toda a Igreja no sentido da conversão ecológica.

Também será um momento para refletir sobre os desafios e os aprendizados em decorrência da pandemia da covid-19, e nos prepararmos para um futuro com esperança.

A Semana Laudato Si’ 2021 conta com uma programação geral disponível AQUI