Notícias da Diocese › 02/08/2012

Pastoral Litúrgica promove formações mensais

Pastoral Litúrgica Diocesana

Com o objetivo de ajudar todos fiéis a participar de maneira ativa, consciente e plena das celebrações litúrgicas, como nos propõe o Concílio Vaticano II, a Pastoral Litúrgica Diocesana promove formações mensais.

Uma das formações acontece na Catedral de São Dimas, todos os primeiros sábados do mês, das 08h às 10h00. Este ano a formação trata da Introdução ao Lecionário, apontada como uma das prioridades no Sínodo Diocesano para a liturgia, visto que é partir do estudo “destes textos” que se pode ter uma base mais sólida para realizar a renovação litúrgica proposta pelo Concílio. Sem esta base, corre-se o risco de facilmente cair em exageros e distorções. A próxima formação será dia 01 de Setembro.

A outra formação acontece nas regiões pastorais, quase sempre no quarto sábado de cada mês, exceto quando coincide com algum feriado ou outro evento diocesano de maior relevo. Ao longo do ano, a formação é realizada nas sete regiões pastorais da nossa diocese, com o objetivo de facilitar o acesso das paróquias mais distantes. Este ano, estamos trabalhando com dois temas, que foram definidos a partir de uma avaliação realizada no final de 2011. Constatou-se que uma das maiores necessidades seria falar sobre: “e equipes de celebração” e “música litúrgica”.

O tema das Equipes de Celebração, procura atingir as comunidades que ainda não tem uma pastoral litúrgica estrutura, dando os princípios gerais propostos pelo guia litúrgico-pastoral da CNBB.

O tema da Música Litúrgica, procura estabelecer os princípios gerais da música litúrgica, procurando distingui-la da música religiosa.

[box_light]A próxima formação será dia 22 de setembro, das 07h30 às 11h30, na Região Pastoral 6, na Paróquia São João Batista, em Jacareí. Só para relembrar, as outras paróquias que pertencem a esta Região Pastoral são: N. S. Santíssima Trindade, N. S. Paraíso, Santa Branca, Santa Cecília, N.S. Guadalupe e S. José Operário.[/box_light]