Decretos e Comunicados › 22/01/2021
Orientações do Bispo Diocesano para o momento atual
Estimado Povo de Deus: Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas.
“Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5)
Algumas orientações para este tempo de pandemia que estamos vivendo:
.
.
.
- Manifestamos, antes de tudo, gratidão aos que entendem o momento que estamos vivendo e as limitações pastorais que nos são impostas pela realidade atual.
- Agradecemos aos profissionais da saúde e a todos os que prestam serviços essenciais pela dedicação e pelo heroísmo no trabalho em defesa da vida e cuidado com os infectados.
- Expressamos gratidão aos que se doam de várias maneiras, semeando esperança e cuidando de tudo com zelo e atenção, gratidão especialmente aos nossos dizimistas e benfeitores.
- Demonstramos nossa gratidão aos que, com paciência, reservam seus lugares, acompanham pelas mídias sociais a vida de nossas paróquias, as celebrações e nos ajudam em tudo.
- Vemos, com esperança e gratidão, a chegada da vacina. Entretanto, sabemos que chegará por etapas e será prioritária para os que correm mais riscos.
- Precisamos continuar cumprindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária e dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
- É fundamental a reserva de lugar para as celebrações, e a continuidade da transmissão das mesmas “on-line”.
- É necessário o distanciamento de pelo menos 1,5 m entre as pessoas.
- É obrigatório o uso constante de máscaras e indispensável a higienização das mãos, com álcool em gel.
- É imprescindível a limpeza e higienização das igrejas após cada celebração.
- As secretarias atenderão com reservas, e individualmente, respeitando o distanciamento seguro.
- Não é possível, no momento, atendimento individual de confissões. Por isso, continuam valendo as orientações quanto à Absolvição Geral dos Pecados nas celebrações.
- As celebrações dos casamentos devem seguir as normas da Vigilância Sanitária e, por isso, precisam ser combinadas com os párocos.
- As celebrações dos batizados ficam suspensas, acontecendo somente as já agendadas, com os limites que este tempo nos impõe.
- Continuemos unidos em oração, na certeza de que Deus em tudo coopera para o bem dos que o amam (cf. Rm 8,28). Sejamos solidários com as famílias enlutadas. “A esperança cristã é uma âncora que dá sentido à vida” (Papa Francisco).
São José dos Campos, 22 de janeiro de 2021
Com minha bênção,
Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo da Diocese de São José dos Campos – SP
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Com todo o meu amor e carinho estou com todos os meus irmãos enlutados e lutando para continuarmos participando da Santa Missa. Eu como voluntária seguirei sempre todos os critérios necessários para o bem de todos. A paz de Jesus!
Boa tarde! Gostaria de saber sobre a catequese. Moro em Eugênio de Melo, minha filha teve 1 encontro no ano passado e não teve mais nenhum tipo de orientação. Em casa, conversamos muito com ela, mas estamos preocupados com a ausência dos encontros.
Os encontros da catequese serão retomados assim que as escolas de nossa região iniciarem as aulas, ainda não temos uma previsão.