Notícias da Diocese › 02/09/2020

Encontro de Noivos por videoconferência

A Comissão Diocesana das Pastoral Familiar, através do seu Núcleo de Formação e Espiritualidade, percebendo a urgência da preparação dos noivos para a vida matrimonial em tempos de pandemia (no qual não pode acontecer os encontros presenciais devido a necessidade de isolamento social), iniciou o processo para a realização desses encontros de forma online.

Muitas reuniões aconteceram, também à distância, coordenadas pelo Padre Gustavo Munhoz e pelo casal Renata e Silvano (coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar). Nelas foi elaborado um documento que rege o “Encontro de preparação para a Vida Matrimonial por videoconferência”.

Este documento foi levado ao conhecimento de Dom Cesar e do Clero para sua avaliação e posterior aprovação em vista da urgência que alguns casais tinham em preparar-se para receber o Sacramento já que muitos não cancelaram ou adiaram as cerimônias agendadas para os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

Com a aprovação foi dado início aos encontros. Foi escolhido o formato da videoconferência para promover um maior contato com os nubentes e para que eles também pudessem partilhar suas experiências com a equipe.

A participação foi restringido a seis casais de noivos, cada encontro é composto por quatro reuniões, com os seguintes temas: Sacramentos (com ênfase ao Sacramento do Matrimônio), Integração na vida da Comunidade e Cerimônia; O valor da Vida Humana e Planejamento Familiar; Harmonia Conjugal, Relacionamento Sexual, Características Femininas e Masculinas e Vícios; e Vocação e Paternidade e Maternidade Responsável.

Aqueles que estão com os processos matrimoniais abertos nas paróquias, são encaminhados para Comissão Diocesana. Os noivos podem procurar as secretarias das suas paroquias para as devidas orientações. A comissão emite uma declaração de participação no encontro e envia para paróquia onde será celebrado o sacramento e a validade é a mesma do encontro presencial, dois anos.

Já foram realizados quatro encontros, sendo que um deles foi para “Santificação”, aplicado nos mesmos moldes, porém com conotação diferenciada visto que os casais já moram juntos ou até mesmo são casados no civil.

Mais encontros estão sendo preparados e já existem paróquias que também estão promovendo-os da mesma maneira, devido à grande demanda e prolongamento do tempo de isolamento social.

“É claro que nada substitui o contato pessoal e caloroso na Evangelização, mas em todas as reuniões a participação foi muito boa e com certeza atingiu seu objetivo. É uma forma de não ficar parado na Ação Evangelizadora, mas de encontrar formas inovadoras de levar as famílias para mais perto de Deus e da Igreja”, afirma a organização.