Nota de Falecimento – Monsenhor Ernesto Cunha
Com pesar comunicamos o falecimento do Monsenhor Ernesto Cunha, pároco emérito da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro Vista Verde, em São José dos Campos.
Devido a Pandemia do Coronavírus, não haverá o velório e Missa de corpo presente. O Sepultamento será de forma privada às 10h no Cemitério Horto da Paz.
.
MONSENHOR ERNESTO CUNHA
“Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13)
Monsenhor Ernesto Cunha nasceu em 16 de setembro de 1919, em Jambeiro/SP. Filho de José Pinto da Cunha e Herminda Angelica de Barros. Recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã na Igreja Matriz de sua cidade natal – Paróquia Nossa Senhora das Dores, tendo Pe. Celestino Figueiredo como celebrante. Foi batizado em 10 de novembro de 1919.
Antes de ingressar para o seminário, Monsenhor Ernesto fez o ensino fundamental na Escola Coronel Joaquim Franco de Almeida. Em 1938 entrou para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté/SP, onde cursou o segundo grau, hoje conhecido como ensino médio.
Em 1948 concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na Capital Paulista.
Em 8 de dezembro de 1948, na Capela da Casa Geral das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos/SP, foi ordenado diácono transitório por Dom Francisco Borja do Amaral, bispo de Taubaté. Em 18 de dezembro de 1948 recebeu a ordem do presbiterado no mesmo local também por Dom Francisco, passando assim a ser incardinado na Diocese de Taubaté. Adotou como lema presbiteral a passagem da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13). Em 1981 com a criação da Diocese de São José dos Campos se incardinou na nova Igreja Particular.
Durante seu ministério presbiteral, atuou como vigário nas igrejas Santo Antônio, em Paraibuna; Imaculada Conceição, em Jacareí; Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá e Santa Isabel, na cidade de Santa Isabel.
Foi pároco por 25 anos da Paróquia São Dimas, na região central de São Jose dos Campos e por 15 anos da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, na zona leste da cidade.
Também atuou como Capelão das Casas Pias, em Taubaté; professor no Seminário Diocesano Santo Antônio, também em Taubaté e foi auxiliar de Monsenhor Osvaldo Bindão, secretário do bispado. Lecionou latim no Colégio Estadual, em Araçatuba/SP; no Seminário Diocesano de Lins/SP e no Colégio Coração de Jesus, em Cafelândia/SP.
Após 71 anos de ordenação presbiteral, Monsenhor Ernesto Cunha falece em 02 de julho de 2020.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Meus sinceros sentimentos Deus console a família e o receba em sua glória
Meus mais profundos sentimentos. Padre Ernesto: A vida inteira consagrada a Deus e a Igreja. Está junto de Deus.
Padre Ernesto uma das mais nobres almas que conheci na vida. Era primo de minha mãe. Que descanse em paz junto ao Pai.
Meus sentimentos a toda família que Deus conforte o coração de cada um. Que ele descanse em paz junto a Deus pai .
Obrigado monsenhor Ernesto ,pela sua missão aqui na terra e agradeço a Deus por ele ter passado em nossas vidas ( da minha família) onde recebi pela 1 confissão, 1 vez corpo de cristo o crisma ….meus sentimentos a toda família .
. Padre Ernesto com uma simplicidade única. Sempre com carinho ao falar. Que o Senhor dê o descanso eterno de sua alma.
Só podemos agradecer a este padre pelo sim ao seu chamado mesmo triste neste vazio da diocese SJC louvamos a Deus por esta riqueza a nossa comunidade descanse em paz padre
Bem -Aventurado é o Monsenhor Ernesto , Não deixará de existir em nossa lembrança e nossos corações.✝❤
Pe,Ernesto, santo aqui na terra e junta com santos do céu.
Bom dia! Minhas condolências aos seus parentes e amigos no presbítero. Pe. Ernesto foi um grande amigo, deixa mta saudades confessei mtas vezes c ele em sua casa na Vila Industrial. Tive a graça de dirigir p ele em várias ocasiões, uma das vezes chegamos ir em Itaquera-sp no hospital Sta. Marcelina, onde sua irmã foi Freira. É neste mesmo dia conhecemos o Estádio do Corinthians graças ao Pe. Ernesto, tbm estive na Missa do Centenário no B: Vista Verde. Tenho boas recordações deixa mta saudades. Que Deus o tenha.
Deus o recompense pelas inúmeras vezes que nos Deus sua bênção, e nos trouxe Jesus na Santa Eucaristia. Até um dia na pátria celeste grande amigo.
A nossa Diocese, perde um grande amigo, que fez a História, da hoje, Catedral de S. Dimas. Com a morte de Mons. Ascânio Brandão, em 1956, ele assumiu a então, Paróquia de s. Dimas e logo iniciou a construção da nova Igreja, que hj é a Catedral da nossa Diocese. Hoje, ele está em festa no céu, com seus antecesores. Descanse em Paz, amigo.
Deixará Saldades, minha primeira confissão e primeira comunhão, me lembro como se fosse hoje na escola Alceu Maynard de Araújo. Você incentivou muitas crianças e adolescentes, através do futsal( professor Anderson) a fazer a catequese e a primeira comunhão
Com certeza você está nos braços de Deus .
Obrigado padre Ernesto pela oportunidade de te conhecer.
Meu muito obrigado a Deus por ter conhecido um padre como o padre Ernesto. Homem santo. Não vou me esquecer jamais as palavras dele na missa na igreja da Rosa Mística em Jambeiro. Que perdoava o rapaz que tinha agredido e roubado o primeiro cálice dele. Nossa como ele era sábio. Obrigada meu Deus. Sei que esta alma esta na Glória.
Durante longo 15 anos, o saudoso Padre Monsenhor Ernesto Cunha foi o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, Bairro Vista Verde, na zona leste da nossa cidade. A morte, é o desfecho que aguarda a vida de todos nós, e é uma certeza e uma sentença que a maioria se esforça por ignorar. Talvez por isso ela atinge tão violentamente os corações desprevenidos quando lhes rouba uma pessoa muito amada e querida, como o nosso ilustre e emérito pároco Monsenhor Ernesto. Deus, em toda a Sua sabedoria, dá-nos vida para depois tirar, no momento que lhe aprouver, Ele tem razões que nos são ocultas e incompreensíveis, mas nós devemos, sempre, confiar e tentar aceitar os Seus desígnios. Descanse na paz celestial com os amigos e familiares que já se foram, com os Anjos e Santos, na presença do nosso Criador, Deus Pai, amém! … São José dos Campos, 02 de julho de 2020 … Domingos Vicente Malhone – Presidente da SAVIVER.
Meus sentimentos, além dele ter feito o casamento de minha mãe, e tbm me batizou, e fez o meu primeiro casamento! Que DEUS o receba de braços abertos!!!!
Grande Homem de Deus, nos deixa ótimas lembranças de seu longo ministério. Descanse nos braços do Senhor querido Padre.
Fui seu coroinha em 1965 antes de eu entrar no Seminario Servitas.Hoje sou veterinário e sinto muitas saudades daquele tempo.Ele está em ótimo lugar ao lado do Senhor.