Notícias da Diocese › 16/06/2020

35 anos da primeira Paróquia criada na Diocese

Missa na Casa do Bispo

Oficialmente, a Igreja católica do Bosque dos Eucaliptos surgiu em 16 de junho de 1985, mas sua história começa a ser construída em 1981, o ano da criação da Diocese de São José dos Campos.

O bispo eleito para administrar a Igreja Particular que fora desmembrada da Diocese de Taubaté, hoje cardeal arcebispo dom Eusébio Oscar Scheid, tinha como residência episcopal uma casa na Avenida Ouro Fino, uma das principais do bairro, local onde a comunidade que ali morava reunia-se para rezar a missa.

Com o crescimento do número de fiéis, as celebrações foram transferidas para um terreno arborizado, hoje uma das áreas verdes do bairro. Mas o crescimento da comunidade foi tanto que foi iniciada a construção de uma igreja, no ano de 1983, chamada de Igreja do Coração de Jesus e inaugurada pelo bispo diocesano na época.

Essa igreja-mãe na comemoração do Jubileu de Prata da Paróquia Coração de Jesus, foi abençoada e intitulada como já era carinhosamente de costume desde a sua criação: Santuário Coração de Jesus.

A evolução da Paróquia Coração de Jesus acompanha o crescimento do bairro e é fiel às características de seu povo. Ao longo da década de 90 e 2000 e com a passagem de vários padres, a Paróquia construiu e administrou mais duas igrejas: Santuário Coração de Jesus e Igreja Coração de Maria, duas capelas, uma dedicada a Nossa Senhora de Fátima e outra a Nossa Senhora Aparecida, três centro pastorais, sendo eles dedicados a Dom Hélder Câmara, São João Paulo II e o falecido Padre Wagner. Um Centro de Evangelização dedicado a Nossa Senhora Aparecida, e, além disso também a comunidade paroquial construiu uma Casa de retiros dedicada ao Coração de Jesus.

A Paróquia ainda contribui socialmente com uma obra social e creche assistencial. E graças ao esforço da comunidade, foi possível o desmembramento de uma de suas comunidades, para a criação de uma nova paróquia, Nossa Senhora Aparecida, no Parque Interlagos, também região sul de São José dos Campos.

Centro de Evangelização

Ao longo de seus anos de história, uma das maiores características da Paróquia Coração de Jesus encontra-se na participação de sua comunidade.

Isso se deve em parte às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) implantadas pelo primeiro bispo diocesano, com um espírito missionário e assistencial. Os grupos que a esse movimento se dedicam tem função de expandir a fé que professam e o culto como forma de expressão dessa fé, ou seja, são responsáveis pela promoção humana dentro do campo da evangelização.

Além da atuação das CEBs, outros movimentos e pastorais voltados aos ministérios da Igreja, à valorização da vida, da família, da ação missionária e do ensinamento de doutrina, bem como ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, ao serviço da caridade, da cultura, da educação e da comunicação, tem considerável participação de toda a comunidade, que não está presente apenas nas missas realizadas aos finais de semana – cabe aqui a estatística de que são celebradas sete missas no final de semana, com participação média de 10 mil pessoas ao todo – mas também e vários momentos de fé, união e confraternização de toda a comunidade.

E hoje, celebrando 35 anos dessa história, podemos retornar às origens: as casas. Tudo começou na casa do bispo, lá foi celebrada a primeira Missa da comunidade, e hoje o povo tem a oportunidade de celebrar 35 anos de história recordando e revivendo esse início dentro de suas casas. A Igreja templo se expande para milhares de casas espalhadas pelos bairros. “Somos mais do que nunca: Igreja nas Casas”.

Portal é a marca da Paróquia Coração de Jesus

Novena e Festa do Padroeiro

Atendendo às determinações das autoridades, as celebrações dos padroeiros nestes dias estão sendo vivenciadas de um modo extraordinário: todas as celebrações não podem contar com a participação do povo. Com isso, as paróquias servem-se dos meios de comunicação social, de modo especial, da internet, para manter a comunhão com os fiéis. Acesse as páginas da Paróquia Coração de Jesus e celebre com a comunidade.

Confira a programação e participe pelas mídias sociais da paróquia:

facebook.com/paroquiacoracaodejesus | youtube.com/coracaodejesussjc

A Novena e Festa acontecerá de 12 a 21 de junho. Todos os dias, às 19h, novena e, às 19h30, santa missa. O tema central será “Paróquia Comunidade de Amor”.

12/06 (6ª feira) “Paróquia: Torna-te o que és!”: Pe. Éverton

13/06 (sábado) “Paróquia: Casa da Eucaristia”: Pe. Carlos Eduardo (Cadu)

14/06 (domingo) “Paróquia: Casa da Acolhida”: Pe. Edi Carlos

15/06 (2ª feira) “Paróquia: Casa da Misericórdia”: Pe. Gustavo Munhoz