Jornal Expressão › 05/03/2020

Jornal Expressão – Março 2020

Cantar a Quaresma

O ditado popular “Quem canta seus males espanta” ensina que cantar, além de ser uma atividade descontraída pode ser também oportunidade de transformação do modo de ser e, por que não, de pensar, querer e agir.

Cantar é dar-se o direito de se ouvir e de escutar algo diferente, iluminador e edificante, sobretudo se aquilo que se canta é de bom conteúdo e qualidade. Portanto, cantar a Quaresma é uma possibilidade e uma boa oportunidade para crescer interiormente, conforme pede esse tempo eclesial.

Pensando nisso, o Jornal Expressão (JE) apresenta uma interessante sugestão para a vivência quaresmal: uma música para cada dia, com a finalidade de ajudar os caros leitores a fazer sua reflexão e oração de um modo criativo e transformador das próprias ideias e sentimentos.

Mas, cantar a Quaresma não se resume nisso. É possível fazê-lo também na atenção e no cuidado da vida em todas as suas formas e etapas, de acordo com a proposta da Campanha da Fraternidade 2020. Por isso o JE fala de algumas instituições diocesanas cujo trabalho entoa a melodia da compaixão e do cuidado, num mundo de sofredores para que essa realidade já presente entre nós seja mais conhecida e ampliada.

A Exortação pós sinodal Querida Amazônia, partitura de um canto novo a ser entoado na sinfonia do respeito e do compromisso com este bioma e as pessoas que nele vivem, também recebe destaque nesta edição do JE, para que você o conheça e se comprometa com seus indicativos.

Oportunidades de organizar a vida no compasso da verdade e da graça podem ser encontradas nos cursos que serão oferecidos pela Faculdade Católica, pela Comunidade Pantokrator e pelas Oficinas de Oração e Vida. Confira essas ofertas e aproveite as chances de crescimento que apresentam.

A notícia sobre o retorno da APAC ao Estado de São Paulo tem sido motivo de grande alegria para a Diocese de São José dos Campos, berço desta instituição. Veja como está sendo esse processo e alegre-se também com esse avanço no trabalho com os encarcerados.

Conheça como foi a participação da Diocese na romaria da Pastoral da Saúde. Na oração e no compromisso com os sofredores essas pessoas compõem o coral da fé e da solidariedade.

Esses são apenas alguns destaques dos muitos conteúdos que você, leitor (a), encontrará nesta edição, como notas musicais que o convidam a fazer parte da polissinfonia do Evangelho que todos são chamados a executar para manifestar a vida que transforma e vence a morte.

(Editorial Jornal Expressão – Março 2020)

Jornal Expressão – Março 2020