Transformar uma vaga temporária em efetiva é possível
Final de ano é sinônimo de inúmeras vagas temporárias, principalmente e majoritariamente no comércio. Muitos encaram a vaga como um salva-vidas, aquele reforço e respiro nas contas. Mas muitos também encaram como a oportunidade de se efetivar e ter a tão desejada estabilidade no emprego.
No entanto, há quem não acredite no potencial de uma vaga temporária que pode virar efetiva. Se você é uma destas pessoas, agora é a oportunidade de rever seus conceitos e se dar uma chance de ingressar (ou reingressar) no mercado de trabalho.
Comprometimento aliado com competência
Quando falamos em emprego temporário, não estamos falando apenas de vendedores no comércio no fim do ano. Estamos falando de trabalhos em diversos setores e que precisam de funcionários em vários segmentos, desde os que trabalham com atendimento ao público, passando pelos que fazem home office, até os que ficam com a parte administrativa.
De uma forma ou de outra, trabalho é trabalho, e exige uma certa postura do profissional que o está desempenhando.
O erro de muitas pessoas é encarar a vaga temporária apenas como passageira e não dar o seu melhor. Oferecer o seu melhor pela empresa não é apenas fazer o seu serviço, mas também ser pontual, educado, cordial, respeitar hierarquias e saber respeitar as condutas do local de trabalho.
Demonstrar interesse na medida certa
Dedicar o máximo de esforço no trabalho, seguir as regras e ser proativo, é apenas alguns dos fatores que podem ajudar na efetivação. No entanto, uma coisa que muitos não fazem é verbalizar a vontade de permanecer como funcionário da empresa.
Parece uma coisa simples, mas pode fazer grande diferença na hora do empregador selecionar um funcionário para compor permanentemente seu quadro de colaboradores. Por isso, perguntar se há chance de efetivação e falar que é do seu interesse, pode ser uma coisa boa. Mas claro, na medida certa, sem exageros e sem insistência.
Para não esquecer
-
Se dedique como se a vaga já fosse efetiva e não temporária;
-
Seja pontual;
-
Conheça a empresa;
-
Respeite hierarquias;
-
Mostre seu interesse;
-
Se disponha a aprender.
.
Jéssica Dourado
Colaboradora do JE
.
.
.
.
.
.
.