III Jornada Mundial dos Pobres
“A esperança dos pobres jamais se frustrará”
Convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, a Jornada Mundial dos Pobres é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres, “e para que colaborem para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella.
Em 2019, o Papa oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19) para animar a Jornada Mundial dos Pobres que será celebrada de 10 a 17 de novembro.
Em mensagem divulgada para a ocasião, o pontífice afirma que “a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos”.
Este ano, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira juntamente com a Pastoral da Mulher Marginalizada, a Pastoral do Povo de Rua e a Pastoral do Migrante lançam material de mobilização para a data.
Dom Joel Portella explica que nesta terceira edição da Jornada, as pastorais sociais, de modo especial, a Pastoral do Povo de Rua e a Pastoral da Mulher, vêm se somar a este empenho de mobilizar as iniciativas de solidariedade e empatia com os empobrecidos do nosso país.
Nesta 3ª Jornada Mundial dos Pobres, na Diocese de São José dos Campos, a Casa de Assis, no Monte Castelo, em São José dos Campos estará de portas abertas para você conhecer mais de perto o trabalho daqueles que acolhem os irmãos em situação de rua. Também, neste dia 17 de novembro, a programação para a Casa do Monte Castelo será diferenciada.
Estão programadas várias atividades de acolhida ao longo do dia. Será oferecido banho, corte de cabelo e barba. Haverá também atendimento com psicólogas, assistentes sociais e advogados. O almoço, que habitualmente servem nas ruas da cidade, será servido na Casa para uma maior quantidade de pessoas. E às 15h, a celebração da Santa Missa encerra as atividades.
A Casa de Assis fica na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5274 – Monte Castelo.
Organize em sua comunidade.
Mobilize sua comunidade, grupo e pastoral para organizar a Jornada Mundial dos Pobres. Algumas dicas, sugeridas pela Cáritas Brasileira, de atividades que podem ser realizadas. Deixe a criatividade fluir e as características de sua comunidade orientarem a preparação das atividades.
- Gincanas para arrecadação de alimentos e roupas;
- Estudo da mensagem do Papa Francisco e rodas de diálogos;
- Círculos bíblicos;
- Campanhas de cidadania com atendimentos sociais;
- Atividades em espaços de medida socioeducativa: asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua.
- Momento de partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social)
Compartilhe com a gente as ações e mobilizações.
Envie fotos, vídeos e depoimentos de atividades em sua paróquia. E-mail: redacao@diocesesjc.org.br / WhatsApp: (12) 99755-5559.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.