Notícias da Diocese › 19/09/2019

CF promove encontro com candidatos ao Conselho Tutelar de São José

Este ano o eleitor poderá escolher, por meio do voto secreto e universal, um conselheiro tutelar. Para ajudar a população a conhecer os candidatos e também se informar sobre a função dos conselheiros tutelares, a Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade irá promover um encontro com os candidatos de São José dos Campos.

O encontro será no dia 23 de setembro (segunda-feira), às 19h30, no auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos (Av. São João, 2650, Jardim das Colinas).

A eleição será no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, em diversas regiões da cidade. Clique AQUI e confira os locais de votação. É importantíssimo o voto para uma maior representatividade dos candidatos eleitos e a legitimidade das eleições. É importante conhecer os candidatos e candidatas a esta função tão essencial e importante.

São José dos Campos tem dois conselhos tutelares (Sul e Centro) e cada um é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes. A escolha dos conselheiros é feita pela comunidade local, por meio de votação facultativa e secreta, com fiscalização do Ministério Público.

Os conselheiros eleitos vão atuar no período de 10 de janeiro de 2020 até 9 de janeiro de 2024.

O que é? O Conselho Tutelar é uma expressão da sociedade politicamente organizada, através de seus escolhidos (art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), que possibilita a efetividade social dos direitos fundamentais, os quais se dispõem à estruturação de uma sociedade participativa e democrática. Portanto, para ser conselheiro tutelar é preciso ser escolhido pela sociedade de sua cidade. Neste ano todos os municípios do Brasil irão às urnas escolher seus conselheiros.

A relação de candidaturas registradas no processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, de São José dos Campos está disponível em www.cmdca.org.br.