CNBB promove congresso sobre vocação no Santuário de Aparecida

Pe. Vicente Benedito Simões, reitor do Seminário de Filosofia participou do congresso que refletiu sobre como promover uma cultura vocacional na Igreja no Brasil.

Entre os dias 6 a 8 de setembro, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a quarta edição do Congresso Vocacional do Brasil. Mais de 600 pessoas participaram do evento promovido pela Comissão de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Bispos, sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos envolvidos no Serviço de Animação Vocacional do Brasil refletiram sobre o tema ‘Vocação e Discernimento’. A programação do Congresso aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e as celebrações eucarísticas de abertura e encerramento do encontro foram celebradas no Altar Central do Santuário de Aparecida.

De acordo com o padre João Cândido da Silva Neto, assessor da CNBB na Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, “o Congresso pretende, em primeiro lugar, incrementar ainda mais, uma cultura vocacional em toda a Igreja do Brasil”.

O sacerdote explica que o Congresso Vocacional está no contexto de dois grandes sínodos. O do ano passado sobre ‘Jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e o deste ano sobre a presença da Igreja na Amazônia.

“A igreja é uma comunidade missionária, mas para ter esse ardor missionário, nós precisamos ter uma consciência vocacional. O mesmo Jesus que chama é o mesmo Jesus que envia, então este Congresso quer contribuir para esta reflexão”, salientou.

Com informações de a12.com