Semana Nacional da Família 2019: “A família, como vai?”
Este ano, a Semana Nacional da Família, que ocorre de 11 a 17 de agosto, traz como temática “A família, como vai?”. A proposta é indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador.
Para o assessor diocesano da Pastoral Familiar, Padre João Alves, esse é um grande apelo que a Igreja no Brasil faz para todos, principalmente os cristãos. “25 anos depois, retomando a reflexão da Campanha da Fraternidade de 1994, soa em nossos ouvidos o clamor de Deus para o cuidado com as nossas famílias, feridas, caídas a beira do caminho assaltadas por diversas situações do mundo contemporâneo”, lembra Padre João.
“Somos um grande barco, a Igreja, impulsionado pelo sopro do Espírito Santo. Com essa rica imagem não podemos ter medo de acolher os “refugiados”, aqueles que estão naufragando, fugindo sem rumo e direção”, convoca o assessor diocesano.
O sacerdote lembra também que o trabalho de cuidar das famílias não exclusivo da Pastoral Familiar, mas este grupo deve ser o protagonista de uma missão samaritana. “Precisamos de uma Pastoral Familiar Missionária. É inaceitável uma pastoral de “manutenção” para os dias de hoje, aquela que espera as famílias virem para encontro de noivos, padrinhos… Nossas famílias estão carentes, querem colo. Depois ofereçamos catequese e a experiência do Amor de Deus”, alerta Padre João.
Semana da Família
Evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário das paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.
“Participe da Semana da Família em sua comunidade com súplicas ao Deus Trindade, Família de Amor”, convida Padre João Alves.
Confira abaixo a programação de algumas paróquias na Diocese.
Catedral São Dimas
Coração de Jesus
Espírito Santo
Imaculada Conceição – Eugênio de Melo
Imaculada Conceição – Jacareí
Matriz São José
N.S. Aparecida
N.S. da Santíssima Trindade
N.S. da Soledade
N.S. de Fátima (Altos de Santana)
N.S. de Fátima (Jardim Oriente)
N.S. de Lourdes
N.S. do Bonsucesso (Monteiro Lobato)
N.S. do Patrocínio (Igaratá)
N.S. do Perpétuo Socorro
N.S. do Rosário
Sagrada Família
Sant’Ana
Santa Branca
Santa Cecília
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Rita de Cássia
Santa Teresinha do Menino Jesus
Santo Agostinho
Santo Antonio
Santuário São Judas Tadeu
São Benedito – Res. Galo Branco
São Bento
São Francisco de Assis
São João Batista
São João Bosco
São José Esposo de Maria
São José Operário – SJCampos
São Paulo Apóstolo
São Sebastião
.
.
.
.
São Silvestre
.
.
.
.
.
.
.
São Vicente de Paulo
.