Notícias da Diocese › 31/07/2019

Diocese se prepara para vivenciar o Sínodo Pan-Amazônico

Em outubro a Igreja Católica no mundo todo volta seus olhares especialmente para a Amazônia. A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica será realizado em Roma, no mês também que será celebrado o Mês Missionário Extraordinário.

Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco convocou a Assembleia Sinodal para a Pan-Amazônia indicando como finalidade principal “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta Amazônica, pulmão de importância fundamental para o nosso planeta”.

O Sínodo Amazônico é um grande projeto eclesial, cívico e ecológico que visa superar confins e redefinir as linhas pastorais, adequando-as aos tempos atuais.

Nove países compartilham a Pan-amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e nesta região, importante fonte de oxigênio para toda a Terra, concentra-se mais de um terço das florestas primárias do mundo. É uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, abrigando 20% da água doce não congelada.

Em sintonia com as intenções do Papa Francisco para o cuidado com a Casa Comum, nossa Diocese organiza os eventos “Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia” e “Pró Sínodo para Amazônia”. Ambos são inteiramente gratuitos e organizados pela Comissão Socioambiental.

A “Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia: Desafios e co-responsabilidades rumo a uma Ecologia Integral” tem a proposta de compartilhar as pesquisas científicas sobre a Amazônia realizadas pelos institutos de nossa região e será realizada em parceria com a Universidade Vale do Paraíba, de 23 a 27 de setembro, no auditório do CEPLADE, Campus Urbanova da UNIVAP, São José dos Campos.

O “Pró Sínodo para Amazônia” será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, no centro de São José dos Campos. Esse evento será de grande importância e pretende possibilitar que a população conheça o Sínodo da Amazônia, proposta do Papa Francisco de reafirmar a missão evangelizadora da Igreja na Amazônia, a defesa deste território e de seus povos.

O encontro contará com a presença do relator geral do Sínodo Pan-Amazônico, o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), cardeal Claudio Hummes.

Para se inscrever, clique nos botões abaixo.