Notícias da Diocese › 03/06/2019

35 anos da Residência Padre Rodolfo Komórek

Espaço de formação para os futuros sacerdotes

Formar o espírito comunitário dos seminaristas da Diocese de São José dos Campos, pensando em seu futuro como sacerdote foi a motivação maior da construção da Residência Padre Rodolfo Komórek, em Taubaté.

Idealizada pelo cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, primeiro bispo diocesano de São José dos Campos, a Residência Padre Rodolfo completou 35 anos no dia 31 de maio de 2019. É a moradia dos seminaristas da Diocese de São José dos Campos, que estudam na Faculdade Dehoniana, situada no bairro Vila São Geraldo, em Taubaté.

Projeto da arquiteta Maria Luiza Porto Melo, sua construção foi acompanhada em todas as fases por Dom Eusébio, que tinha o princípio de fazer uma construção sólida e duradoura, além de um local de autêntica convivência comunitária e uma casa de oração.

Segundo a arquiteta, o grande destaque do projeto é a Capela, por sua localização central, que é um convite constante ao encontro com Jesus Sacramentado, para um momento de oração. Os móveis da capela foram projetados especialmente para o local, desenhados pelo próprio Dom Eusébio.

Atualmente a Residência Padre Rodolfo acolhe 18 seminaristas que cursam a faculdade de Filosofia. Concluído o período do propedêutico os seminaristas vão morar na cidade de Taubaté, onde começam uma caminhada de três anos para a sua formação no curso de filosofia que os auxiliará na capacidade de reflexão acerca da realidade que vivemos, seja tanto na vida eclesial (Igreja), quanto para a sociedade em geral. Também, ao termino do primeiro ano de filosofia, os seminaristas recebem o ministério extraordinário da comunhão.

Dia Festivo. A comemoração do Jubileu de Coral da Residência Padre Rodolfo foi realizada no dia 27 de maio, com missa em Ação de Graças, celebrada por Dom Cesar Teixeira, o atual reitor Padre Vicente Benedito Simões e os padres da diocese, em um clima de grande alegria e ação de graças pela data.

Nos dias 22, 23 e 24 foi celebrado o tríduo preparatório para a festa pelos 35 anos.

Em seus 35 anos de história a Residência Padre Rodolfo teve como Reitores:
Renato Lobo da Costa
Monsenhor Antônio Castro Silva