Notícias da Diocese › 30/05/2019

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

O tema da SOUC 2019 é inspirado no livro de Deuteronômio: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20).

A Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese juntamente com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) realizam a Semana de Oração pela unidade Cristã. Confira abaixo os dias e locais e participe!

1º dia (Segunda-feira – 03/06 – 19h30)
Tema: “Que o direito jorre como água” (Amós 5,24).
Local: Paróquia São João Batista (Rua Santa Helena, nº 145 – Bairro São João – Jacareí, SP)
Celebrantes: Dom Cesar Teixeira e Pra. Daiane Boet

2º dia (Terça-feira – 04/06 – 19h30)
Tema: “O Senhor é benevolente e misericordioso com todos e todas” (Salmo 145,8)