Artigos › 20/05/2019

Maio, mês das noivas

Essa tradição, na realidade, vem do hemisfério norte, onde maio é o mês das flores, envolto em forte simbolismo de fertilidade e, no catolicismo, associado também ao mês de Maria.

O casamento sempre foi um fato importante na vida das famílias e da Igreja. Tanto é que Jesus realizou o seu primeiro milagre exatamente num casamento, em Caná, na Galileia (As Bodas de Caná, Jo 2 1-11).

Antigamente os noivos iam até os pais para pedir a “mão” da donzela em casamento e, em consequência, sua benção. Hoje em dia, com tanta mídia e com a indústria cinematográfica fornecendo inspiração, rapazes usam de toda sua de criatividade para surpreender sua amada e fazer a famosa pergunta: “Quer casar comigo?” e ouvir dela em prantos o “sim”. Tudo isso publicado em todas as redes sociais.

Mas o importante é lembrar que o fundamental de tudo isso é exatamente o Sacramento do Matrimônio, muito bem destacado pelo Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia:

“O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo dum compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque «a sua pertença recíproca é a representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja. Os esposos são, portanto, para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar. O matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada específica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja. Por isso, a decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto dum discernimento vocacional” (AL, 72).

Como é bom ver os casais novos se esforçando diariamente para construir suas famílias santas e como é inspirador ver um casal de velhinhos apaixonados, admirando com orgulho a família de amor que construíram.

Que Deus continue abençoando as nossas famílias!

Nício e Palmira Lemos
Catedral São Dimas