Santuário de Aparecida acolhe no próximo sábado a Romaria Nacional da Juventude
O encontro da juventude católica do Brasil já tem data! A Romaria Nacional da Juventude 2019 acontecerá no dia 27 de abril de 2019, no Santuário Nacional de Aparecida.
Com o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”, o evento reunirá os jovens na Casa da Mãe Aparecida para momentos de espiritualidade, formação e confraternização, proporcionando um grande encontro das diversas expressões juvenis, que vivem e levam o amor de Cristo pelo Brasil.
O encontro dos jovens na Casa da Mãe Aparecida já tem data! A Romaria Nacional da Juventude 2019 acontecerá no dia 27 de abril de 2019 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 13h30. Com o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”, o evento reunirá os jovens para momentos de espiritualidade, formação e confraternização, proporcionando um grande encontro das diversas expressões juvenis que vivem e levam o amor de Cristo pelo Brasil.
A romaria é realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) em parceria com o Santuário Nacional. As caravanas poderão se inscrever para a romaria a partir de um formulário online que será lançado especialmente para o evento em breve.
Esta será a quarta edição da Romaria Nacional com o atual formato. Com o projeto Rota300, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, foi possível repensar e retornar com a atividade, que durante muitos anos levou os jovens ao santuário mariano até a década de 1990.
Para Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, a romaria é um importante momento de unidade para a juventude. “A cada ano temos uma temática ligada à Maria ou a um tema em destaque para a Igreja no momento. A romaria tem também uma identidade de formação de lideranças, catequese, testemunhos, missa, conferência, caminhada e um evento à noite com música”, conta.
O objetivo da romaria é que todos as expressões juvenis do país se encontrem, tenham este momento de confraternização e também de se reconhecerem, pois a diversidade dos carismas na juventude é uma riqueza para a Igreja, sendo a romaria um desses momentos de unidade. “Sabemos da dificuldade de todos participarem porque o país é muito grande. Uma sugestão dos bispos dos regionais é que este formato de romaria aconteça em outros lugares do Brasil também e estamos refletindo essas possibilidades”, adianta o assessor.
A Romaria é uma realização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Pastoral Juvenil, Jovens de Maria com o apoio do Santuário Nacional de Aparecida. Mídia Oficial: Jovens Conectados, Jovens de Maria, TV Aparecida e Portal A12
Durante a Romaria Nacional, acontecerá também o #Conecta – Encontro Nacional dos Grupos de Jovens Paroquiais.Uma das atividades do Conecta 2019 será a finalização do Regimento para os Grupos de Jovens Paroquiais do Brasil, que apresentará normas e procedimentos para estas expressões juvenis seguirem nos seus projetos de evangelização. Também neste encontro, serão indicados pelos participantes dois jovens para representar os Grupos de Jovens Paroquiais na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil. Cliquei aqui para saber mais.
A inscrição para o #Conecta, que acontecerá no Auditório Padre Noé (subsolo do Santuário de Aparecida) das 11h às 14h, é gratuita e poderá ser realizada até Abril. Clique aqui e se inscreva no Conecta 2019.
Conheça a identidade visual da Romaria Nacional da Juventude 2019
Além da silhueta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a estrela, a cruz, o coração e os pés são os elementos centrais da identidade visual da Romaria Nacional 2019. Desenvolvida pela equipe de design do Jovens Conectados, os elementos têm como referência de frases do Papa Francisco ditas na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, mensagem enviada aos jovens da Rota300, na mensagem aos jovens brasileiros em vídeo durante o Sínodo dos Bispos em outubro deste ano, e na exortação Evangelli Gaudium. Confira os elementos e as referências:
.
.
.
.
.
.
.
.