Projeto Missionário de colaboração com igrejas na Amazônia completa 25 anos

Na Assembleia Geral da CNBB de 1994, foi lançada a ideia do “Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1”. Os bispos do Estado de São Paulo, na época presidido pelo então bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, decidiram cooperar com a Igreja da Amazônia e formou-se então a primeira comunidade comitiva missionária.

Ao longo dos 25 anos, mais de 70 missionários foram enviados à região Norte do país, a fim de ajudar no enfrentamento dos desafios da região, entre eles a carência de agentes; o isolamento das comunidades devido às distâncias geográficas; a exploração predatória dos recursos naturais; o narcotráfico e ainda o trabalho de resgate da cultura e a luta pelos direitos dos povos indígenas.

O Regional Sul 1 da CNBB compreende as arqui/dioceses do Estado de São Paulo e o Regional Norte 1 a Igreja presente no norte do Amazonas e em Roraima.

Diocese Missionária.
Nesses 25 anos a Diocese de São José dos Campos cooperou enviando três sacerdotes para atividades na Amazônia. Padre Antônio Silva França foi em 2011 e permaneceu em Anori por três anos. Em 2014 foi a vez do Pe. Márcio Roberto Pereira Campos partir para a missão também permanecendo por três anos. E atualmente, faz parte do projeto Pe. Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral. Ele está na Anamã/AM desde fevereiro de 2018.

Padre Fabiano nos enviou um relato desses dias por lá. Leia a seguir:

“Olá, povo de Deus! Aqui é o Padre Fabiano. Eu estou na Diocese de Coari, na cidade de Anamã e estou indo para o meu segundo ano de missões junto a esse povo. A realidade é totalmente diferente, o que nos motiva a aprender e ir se adaptando à realidade…

Mando um abraço a todos da querida Diocese de São José dos Campos. Meu abraço e a minha bênção a vocês. Quero também saudar meus irmãos do presbitério. Um abraço e peço que continuem rezando por nós missionários.

Nos próximos dias, e o povo já se prepara para isso, teremos a cheia do Rio Solimões. Será um período em que o rio estará, com certeza, dentro da cidade. Vamos ficar em torno de dois a três meses convivendo e se adaptando a essa realidade. Reze por nós. Precisamos muito das orações de vocês, mais do que a contribuição material, nós precisamos também das orações. Sabemos que as dificuldades na Região Sudeste do país são grandes, mas imaginem aqui na Região Norte.

Deixo meu abraço e também minha oração por vocês. Estamos em sintonia. Convido também aqueles que desejarem nos visitar. Tem que saber remar, hein (risos). Sintam-se convidados a conhecer o Santuário São Francisco de Anamã.

Desde já muito obrigado que Deus abençoe! Viva São Francisco!”

1 Comentário para “Projeto Missionário de colaboração com igrejas na Amazônia completa 25 anos”

1. Meu querido amigo, Padre Fabiano, admiro sua coragem de ser um missionário, quero desejar ao Sr toda felicidade do mundo, que o Sr consiga evangelizar bastante, e vencer todo desafio que ora se encontra o tempo das águas.
    Fique com Deus.