Notícias da Diocese › 01/03/2019

Padre Ernesto Cunha recebe título de Monsenhor

Padre Ernesto Cunha recebeu do Papa Francisco o título de Monsenhor, em reconhecimento pelos 70 anos de seu Ministério Presbiteral, celebrados em dezembro de 2018.

O Bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, entregou a honraria na tarde do dia 28 de fevereiro. Em setembro, o sacerdote completa 100 anos de vida, sendo o padre mais idoso da Diocese e do Vale do Paraíba.

Na entrega, Dom Cesar disse que: “O Papa tem a delicadeza de conceder esse título para os padres que completam 70 anos ou mais de vida sacerdotal. Por meio da Nunciatura Apostólica, ele é avisado quando se chega esse tempo”.

Padre Rinaldo Roberto de Rezende, Coordenador Diocesano de Pastoral e membro do Colégio de Consultores, em nome do clero prestou homenagem. “Deus tem nos abençoado muito. Ele olha com carinho por nossa Diocese, por meio de seu ministério, Monsenhor Ernesto. Esse título que recebe não é uma honra apenas ao senhor, mas para todo nosso presbitério”, parabenizou Pe. Rinaldo.

Monsenhor Ernesto agradeceu, se mostrou muito feliz e emocionado. “Agradeço a Dom Cesar que com tanta delicadeza proporcionou essa honra que não mereço. Deus sabe que meu coração é pobre, eu não mereço honra nenhuma, todos nós somos servos de Deus”. disse o sacerdote.

“Se Jesus, que era Jesus, falou que veio para servir e não para ser servido, que posso eu ser? Apenas um servo dos servos. Portanto, agradeço imensamente tanta bondade, porque eu nunca desejei essas coisas tão bonitas que agora estão acontecendo. Muito obrigado a cada um e principalmente aos amigos do clero”, agradeceu Monsenhor Ernesto Cunha.

::Saiba mais::
Conheça a trajetória de Monsenhor Ernesto

O que significa o título de Monsenhor?

Hoje, os títulos de cônego e monsenhor são honorários. Antes das reformas conciliares, eles formavam o cabido diocesano, para a função de conselheiros do bispo e do governo da diocese. Hoje, o bispo conta com diversos Conselhos, que são formados por representantes de todo o clero e também do laicato. Não são os títulos, mas a disposição para o serviço comum e comunitário da evangelização.

Atualmente, cônego e monsenhor são títulos de homenagem e reconhecimento por serviços prestados à Igreja.

O título de monsenhor é também usado para o padre que foi eleito bispo. Enquanto ele não é ordenado bispo, é chamado de monsenhor.

Monsenhor Ernesto Cunha

1 Comentário para “Padre Ernesto Cunha recebe título de Monsenhor”

1. Eunice Homem de Mello disse:

Parabéns Pe. Ernesto, pelo título de Monsenhor, merecidamente, recebido do papa Francisco.
    Deus lhe conceda muitas graças! Saúde, Paz, Amor!