“Discernir para seguir melhor o Senhor” foi tema de retiro dos seminaristas diocesanos
De 21 a 25 de janeiro, a Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão, acolheu o Retiro Anual dos seminaristas da Diocese de São José dos Campos. 38 jovens estiveram reunidos para um momento de oração, formação e discernimento da vocação rumo ao sacerdócio.
O pregador do retiro foi Frei Claudiano de Aragão Lima, da Ordem dos Carmelitas Descalços. O religioso também ministra cursos de Teologia Espiritual e coordena a Escola do Carmelo, uma plataforma virtual de estudos com temas carmelitas.
Para Juliano Grafanassi da Silva, seminarista do terceiro ano de Teologia, “o retiro foi um momento de conhecer e aprofundar na oração, por meio da espiritualidade carmelita, principalmente pelos santos São João da Cruz e Santa Teresa D’Avila, apresentados como exemplos de que viveram efetivamente esse modo de vida”.
A programação contou com colocações do Frei Claudiano, momentos de oração pessoal e comunitária, celebração Eucarística, oração do terço, Via-Sacra e partilhas das experiências vividas no retiro, uma ação necessária, como destaca Thales Vítor de Souza, do terceiro ano de filosofia.
“Esses momentos espirituais entre todos nós favorecem a convivência e oração pessoal. O retiro também nos coloca num momento de interioridade e de preparação para o início das atividades do ano”, comenta o aspirante ao presbiterado.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.