Notícias da Diocese › 08/10/2018

8 de outubro – Dia do Nascituro

No dia 08 celebramos o dia do Nascituro, que vem do Latim Nascituru – aquele que há de nascer. A data celebra então o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Desde 2005 a Igreja realiza entre os dias 1º a 7 de outubro a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), culminando hoje com o Dia do Nascituro (08). É uma data fixa no calendário da CNBB.

Pe. Luciano Barbosa, assessor eclesiástico da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, lembra que como Igreja, somos a favor de leis que favoreçam a vida e de políticas públicas que promovam a vida humana e sua dignidade no que tange ao todo de sua existência.

“Sejamos a voz profética e a voz orante dos nascituros e de tantas mulheres que se encontram em condição de vítima igualmente, mediante às pressões particulares que possam sofrer e que por sua vez, podem ser aumentadas diante de resoluções que atentam para serem aprovadas”, conclama o sacerdote.

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – “A Alegria do Evangelho”, reafirma que a “defesa da vida está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano”.

Rezemos pela vida!

Acontece na noite deste 8 de outubro (segunda-feira), a Celebração Eucarística do Dia do Nascituro. Será na Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos), às 19h30. A missa também marcará o encerramento da Semana Nacional da Vida. Neste ano, o tema trabalhando na semana foi “A fecundidade do amor na família”.

::Veja também::
1º Simpósio Internacional em Defesa da Vida