Notícias da Diocese › 03/10/2018

Dom Cesar abre Novena da Padroeira no Santuário de Aparecida

Com informações do Portal A12 | Fotos: Matheus Andrade e Thiago Leon

De 3 a 12 de outubro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, recebe milhares de romeiros e devotos para as festividades em honra a Padroeira do Brasil.

A novena iniciou nesta quarta-feira, 3 de outubro, e se estende até o dia 11. Ao longo dos nove dias, diversos bispos de dioceses e arquidioceses brasileiras estarão no Santuário Nacional para presidir a novena solene, às 19h, em preparação à Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Dom Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos, abriu a novena preparatória para a grande festa de Nossa Senhora Aparecida. A reflexão do 1º dia da Novena foi “Com Maria e Jesus, obedecemos à Vontade”. Padres da Diocese de São José dos Campos, religiosas e Seminaristas do Seminário de Filosofia também participaram da primeira noite.

Em clima de homenagem ao momento nacional e aos devotos de todo o país, a Novena da noite teve início com a entoação do Hino Nacional. Ao redor do altar, bandeiras de todos os Estados estavam presentes para representar de maneira louvável o povo brasileiro. O tema da noite, assim como durante a novena da tarde, falou da obediência a Cristo. Nossa Senhora Aparecida foi carregada em um andor em torno do altar e um momento de muita emoção.

Dom Cesar ressaltou que a graça maior de Maria e Jesus foi ser obediente a Deus e assim devemos ser. “É importante saber ouvir, portanto queridos irmãos, só obedece quem ouve, somente quem sabe ouvir e está atento para escutar é que pode conhecer o que se pede e poderá obedecer ao que ouve”, explica.

O bispo detalhou durante a novena que o fato de ter os ouvidos fechados a Palavra nos remete a Adão e Eva que não quiseram obedecer a voz de Deus e a Salvação. “Preferiram ouvir a voz da serpente, ao seguir a voz do criador, assim o pecado entrou no mundo e foi preciso que Deus enviasse o seu filho Jesus, nascido de Maria e concebida sem pecado, para nos libertarmos do pecado e da morte”, apontou.

Ele finalizou, apontando que entendamos a resposta de Maria ao Anjo Gabriel e que, assim como Ela, possamos obedecer a Deus, mesmo que possamos não entender a vontade do Pai: “Faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

Também não deixou de citar que foi pela obediência aos seus patrões que os três pescadores encontraram a Imagem de Aparecida.

Ao final da celebração, os devotos puderam contribuir com o gesto concreto, além de acompanhar um momento especial com o Santíssimo Sacramento, além da Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Confira fotos do primeiro dia da Novena.

Programação

A novena da Festa desse ano trata da restauração, em virtude das comemorações dos 40 anos do restauro da imagem, celebrado no mês de agosto. Além disso, dois elementos foram importantes na definição do tema: primeiro porque o Brasil está necessitando de oração, em especial nesse ano eleitoral, e Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil; segundo porque a Igreja Católica, por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) colocou o ano de 2018 como o Ano do Laicato.

Confira a programação na íntegra, com a agenda dos presidentes das novenas solenes. Clique AQUI.

Acompanhe e reze junto com o Brasil

Os devotos que não puderem comparecer no Santuário de Aparecida nos dias da Novena da Padroeira do Brasil, tem a oportunidade de acompanhar as celebrações pela TV Aparecida e pelo Canal do Santuário no Youtube.

Acessando youtube.com/santuarionacionaldeaparecida os devotos acompanharão ao vivo, a Novena da tarde às 15h e a Novena da Noite, às 19h. Além desse canal, o Portal A12 também transmite as celebrações da Festa de Nossa Senhora Aparecida realizada no Altar Central. A transmissão acontece no Reze no Santuário, na câmera do Altar Central e ainda na TV ao Vivo, no site da TV Aparecida.

Os amantes do Rádio também podem acompanhar no site da Rádio Aparecida, na área Ouça ao vivo.

Toda a cobertura da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida está disponível no a12.com/padroeira, reunindo conteúdos produzidos por todo o A12, que inclui as reportagens do Santuário de Aparecida, Rádio Aparecida, TV Aparecida, Jovens de Maria e Redação A12.

Reveja 1º dia de Novena e Festa da Padroeira

Nas redes sociais use