Notícias da Diocese › 02/08/2018

Comunidade Bom Jesus celebra 130 anos

Em agosto celebra-se a tradicional festa de devoção ao Senhor Bom Jesus. Trazida pelos colonizadores portugueses, essa veneração ao Cristo flagelado ocorre no Brasil desde o século XVII e está muito relacionada à dureza da vida terrena.

Em nossa Diocese, uma antiga comunidade tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus. Trata-se da comunidade do Bairro do Buquirinha, em São José dos Campos. Essa comunidade celebra seus 130 anos de existência. Uma caminhada de belas histórias e devoção.

A capela do Bom Jesus do Buquirinha foi reerguida no final do século retrasado e sofreu algumas alterações no decorrer do tempo, como por exemplo, a ampliação de sua torre por volta de 1970.

Suas festas foram muito concorridas, com cavalhadas, farta comida e bebida, foguetório, barracas diversas, presença de autoridades e alguns excessos, para irritação dos vigários, como carteado e roletas da sorte. Era o encontro do povo da roça, que vinha em massa das fazendas participar da novena. Tempos dos sacristãos Bibiano Leite Machado, José Pacheco Netto, Gusmão Pinto da Cunha, Toniquinho, dona Dala.

Essas festas eram esperadas com muita ansiedade e momento de usar as melhores roupas e ornamentar as casas. Os inúmeros festeiros nesta longa história, como Juvenal Mendonça ou dona Rosária, contavam com todo o apoio dos fiéis. As crianças se divertiam muito com o pau de sebo. Outra brincadeira da molecada era ver quem pegava primeiro as varetas dos foguetes que o seu Rufino soltava no ar durante os festejos. Os leilões de animais também eram muito concorridos, tanto pelos fazendeiros quanto pelos curiosos que deliravam na disputa entre os abonados. Entretanto o sabor da festa ficava (e fica) por conta do excepcional bolinho caipira feito pelas talentosas cozinheiras, entre tantas, Dona Maria da Trança. O auge da festa era (e é) a procissão com a imagem do santo padroeiro pelas ruas do bairro (a Banda de Santana por muitos anos vem acompanhando e animando-a) e a celebração festiva da missa.

Apesar de um breve período de indefinição, no qual um boato aventava que o bairro seria inundado por uma represa e o encanto pela cidade levado alguns para outros lugarejos, de lá para cá a comunidade só aumentou sua fé no padroeiro e tem construído sua fé na fidelidade à Igreja Católica e ao seu pároco. Hoje a capela pertence à Paróquia São José Operário.

O Senhor Bom Jesus do Buquirinha também é um celeiro de vocações: de lá saiu um dos primeiros padres da Diocese, o padre Luiz Machado, a freira Célia, das Pequenas Missionárias, e inúmeros seminaristas.

Muitas são as pessoas que ajudaram na caminhada desta comunidade e que merecem serem lembradas.

“Sem dúvida podemos dizer que essa comunidade é um lugar de oração e ação”, afirma Carlos Alberto Tiaca, membro da comunidade.

Confira a programação da festa do Senhor Bom Jesus:

Novena e festa do Senhor Bom Jesus

Tema: Vós sois o Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5,13-14)

Dia 3 de agosto – Sexta-feira – 19h30
Tema: Igreja, comunhão na diversidade.
Presidente: Pe. Rogério Félix

Dia 4 de agosto – Sábado – 18h
Tema: Identidade e dignidade da vocação laical.
Presidente: Pe. Ivo Demétrio

Dia 5 de agosto – Domingo – 19h
Tema: O cristão leigo como sujeito eclesial.
Presidente: Pe. João Marcos Polak

Dia 6 de agosto – Segunda-feira – 19h30
Tema: Âmbitos de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito.
Presidente: Pe. Rinaldo Rezende

Dia 7 de agosto – Terça-feira – 19h30
Tema: Igreja, comunidade missionária.
Presidente: José Cesáreo

Dia 8 de agosto – Quarta-feira – 19h30
Tema: Uma espiritualidade encarnada.
Presidente: Pe. Francisco José

Dia 9 de agosto – Quinta-feira – 19h30
Tema: A formação do laicato.
Presidente: Pe. Carlos Aberto

Dia 10 de agosto – Sexta-feira – 19h30
Tema: Ação transformadora do leigo no mundo.
Presidente: Pe. José Bento Vichi

Dia 11 de agosto – Sábado – 18h
Tema: Ação dos cristãos, leigos e os areópagos modernos.
Presidente: Pe. Vicente Simões

Dia 12 de agosto – Domingo
Dia da Festa
7h – Alvorada festiva
10h – Procissão com andores e mastro
10h50 – Hasteamento do mastro
11h – Missa Solene – Presidente: Pe. Alexandre Costa
12h30 – Almoço
Bingão às 15h e às 19h

A capela Bom Jesus fica na Avenida Benedito de Oliveira e Sila, 455, Buquirinha, SJCampos.