Artigos › 01/08/2018

Agosto: Mês Vocacional

A Igreja nasce do chamado de Jesus. “Vinde”, diz Jesus aos seus Apóstolos, discípulos, amigos e amigas. “Vinde após mim… E fazei discípulos”. Todas as vocações, portanto, nascem do coração de Jesus que chama – “vocare”, que significa chamar. Claro que temos a outra parte desta relação: aceitar o chamado, seguir a Jesus, acompanha-lo, conhecê-lo, decidir-se por Ele e por sua Igreja.

Todo este movimento é animado pela Pastoral Vocacional. Na verdade todas as pastorais devem ser vocacionais e é preciso “vocacionalizar” todas as pastorais e serviços eclesiais. E Jesus não só chama, mas envia, também. Benditos e benditas aqueles e aquelas que chamados sentem a voz do envio do Senhor Jesus. E abraçam a sua causa. E constroem o seu Reino. E doam as suas vidas em favor da Igreja, fundada por Jesus. Assim, toda Pastoral Vocacional da Igreja, nasce da experiência de Jesus e da vida vivida com Jesus.

A Animação Vocacional em uma Diocese é, diríamos, o coroamento de todo o trabalho missionário e evangelizador desta mesma Igreja. As vocações laicais, religiosas, diaconais e presbiterais, são o rosto da vida espiritualmissionária e evangélicade uma comunidade local, de uma paróquia e de uma diocese. São o espelho do trabalho evangelizador e pastoral de toda uma comunidade. Igreja particular sem vocações é como a figueira do evangelho que não tinha frutos… e nós sabemos o que Jesus falou dela.

A Pastoral Vocacional segue os passos e a metodologia de Jesus: Ele chama os seus Apóstolos e os seus discípulos. Eles escutam a sua voz e O seguem. “Vinde após mim… quem quiser me seguir tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24)… “eles foram até Ele e ficaram com Ele”. Portanto: chamar, anunciar, propor, testemunhar é trabalho da animação vocacional.

Depois Jesus forma os seus Apóstolos e Discípulos. Vive com eles, os ensina, faz sinais e milagres para que eles creiam, faz perguntas a eles para sentir se estão compreendendo o que Ele propõe e ensina. Assim a Pastoral Vocacional acompanha os chamados e convidados. Depois Jesus propõe aos Apóstolos e Discípulos que “fiquem com Ele”. E vai escolhendo e propondo formas diversas de vida. Ficar com Jesus é assumir o seu Projeto de Vida: “fazer a vontade do Pai” (Jo 6,38). É pensar, agir, assumir, decidir à luz da Palavra de Deus. “A quem iremos, Senhor, só Tu tens palavras de vida eterna”,(Jo 6, 68) diz Pedro falando em nome dos doze.

Assim a Pastoral Vocacional vai ajudando os candidatos(as) a discernir o caminho e a forma de vida com Jesus e como Jesus. Finalmente, Jesus, no dia da Ascensão envia: “ide por todo o mundo e evangelizai todas as gentes…” (Mc 16,15). Então é tempo de a Pastoral Vocacional encaminhar para os centros e casas de formação, para as equipes de acompanhamento e formação, aqueles(as) que, chamados por Jesus, decidem assumir em sua vida pessoal as diversas formas de consagração batismal.

Convido a todos e todas a se responsabilizarem pelo chamado vocacional em nossa Diocese. Neste Ano do Laicato rezemos e promovamos as vocações laicais e de ministérios extraordinários para que sejam cultivados e possam marcar presença em nossa Igreja. Que muitos jovens e adultos possam assumir as vocações de especial consagração nas novas comunidades, e nas ordens e congregações dos religiosos e das religiosas. Que possamos cultivar a vocação diaconal dos que já foram ordenados e dos que se preparam para a ordenação futura. Que possamos cultivar os candidatos que querem seguir a vocação presbiteral, em nossa diocese e na Igreja por todo o mundo, assumindo pessoalmente o estilo de vida de Jesus.

Que Nossa Senhora, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, seja o exemplo do cuidado com as vocações na nossa Igreja Particular de São José dos Campos.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano