Notícias da Diocese › 04/07/2018

Região Pastoral 7 conclui primeira turma da Escola Catequética

No último dia 27 de junho, 35 catequistas da Região Pastoral 7 receberam o certificado da primeira turma da Escola Bíblico Catequética. A cerimônia foi precedida pela santa missa na igreja matriz Imaculada Conceição, no centro de Jacareí, e presidida pelo pároco, Pe. Claudio César Costa.

Após a missa, foi feita a entrega dos certificados no Centro Pastoral Imaculada Conceição.

A turma iniciou em agosto de 2016 e as aulas foram divididas em 4 módulos. No eixo bíblico-catequético foram abordados o Antigo e o Novo Testamento, com a professora Maristela Tezza e com o Professor Nivaldo. O eixo teológico-catequético foi conduzido pelo Prof. Edvaldo Carneiro, mestre em Teologia pela PUC/SP.  Pe. Claudio ministrou as aulas do eixo litúrgico-catequético e a Prof. Erenice colaborou na abordagem do eixo metodológio-catequético.

O objetivo da escola é promover um aprofundamento adequado que favoreça cada participante a ajudar outros catequistas em sua formação; refletir sobre os conteúdos que atendam as diversas áreas de formação bíblica, catequética, litúrgica, pessoal, metodológica e teológica, favorecendo momentos de celebração, partilha e trabalhos práticos na condução da catequese diocesana.

O Projeto Estratégico 9. Com base nas orientações do Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP), no Projeto Estratégico 9, foi articulada a criação da Escola Catequética Diocesana (ECAT) nas Regiões Pastorais.  Iniciada em fevereiro desse ano em todas regiões pastorais da Diocese, a Escola Bíblico Catequética respondeu a uma questão urgente para uma formação sistemática, a fim de que os catequistas tenham sempre em mente a importância de uma evangelização renovada, atualizada, dinâmica e comprometida com uma espiritualidade de seguimento a Jesus Cristo e de pertença à Comunidade Eclesial. Uma das metas do Projeto 9 é promover a capacitação dos catequistas para que sua missão seja mais eficiente e eficaz.

“A intenção é facilitar o acesso a uma formação inicial de qualidade para os catequistas, por isso, elas são oferecidas nas Regiões Pastorais e as aulas tem duração de um ano. O conteúdo formativo abrange aspectos bíblico, teológico, pastoral e metodológico. Atualmente, todas as regiões estão contempladas, sendo que as regiões III e IV são atendidas pela mesma ECAT”, explica Pe. Éverton.

Para 2018, 612 catequistas foram inscritos, divididos pelas seis turmas. A meta do PDEP é que até 2021, todos os catequistas da Diocese tenham concluído a formação, uma vez que, em 2022, será exigido o certificado das Escolas Catequéticas para ingresso na pastoral nas paróquias. A proposta é que todos os habilitados recebam o Ministério Extraordinário da Catequese.