Notícias da Diocese › 08/06/2018

Diocese integra Comitê Local de Políticas sobre Drogas de São José dos Campos

Foto PMSJC

No dia 10 de abril foi realizada a primeira reunião aberta do Comitê Local de Políticas sobre Drogas de São José dos Campos e estiveram presentes os membros do Comitê composto por todas as secretarias do município, membros da sociedade civil e entidades religiosas, empossados no dia 30 de janeiro deste ano. O objetivo é promover o debate sobre o tema entre a população, sendo representantes de entidades, grupos ou pessoas físicas que realizam qualquer tipo de ação na área da dependência química, atuando na prevenção, tratamento e reinserção. Padre Alexsandro Brito integra esse comitê representando a Diocese de São José dos Campos.

O debate favorece a criação de uma rede de atendimento e fortalecimento para atender usuários de álcool e outras drogas. Além disso, a troca de experiências estimula o trabalho e melhora o atendimento oferecido no município. Com um mapeamento dos trabalhos oferecidos será possível uma ação mais efetiva na cidade no combate às drogas.

Para participar é importante que o interessado acesse o site da prefeitura (www.sjc.sp.gov.br), clique em serviços, em seguida Apoio Social ao Cidadão e Comitê de Políticas sobre Drogas. Ao entrar, a pessoa poderá fazer a inscrição e preencher o formulário que irá ajudar a levantar as principais questões que serão trabalhadas nessa reunião.

O encontro, que reuniu mais de 60 pessoas, tratou de pontos fundamentais para ações mais efetivas, como a presença da família, colocada como grande aliada no tratamento dos usuários de álcool e outras drogas e também na prevenção. Outras ações importantes, e que já estão sendo realizadas na cidade, são pesquisas que retratem a realidade do uso dessas substâncias para que ao longo desses encontros que serão realizados durante o ano, seja possível mensurar resultados e traçar políticas que contemplem nossa realidade.

Ações antidrogas. O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos Estadual e Federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, tendo como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.