Notícias da Diocese › 09/05/2018

Núncio Apostólico no Brasil visita Diocese de São José dos Campos

Na manhã da última terça-feira, 8 de maio, Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano, anunciou na Reunião Geral do Clero a notícia da visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, à Diocese de São José dos Campos, nos dias 17, 18 e 19 de agosto.

Esta é a quarta vez que a Diocese de São José dos Campos recebe a visita de um Núncio Apostólico. A primeira vez ocorreu, em maio de 1981, na instalação da Diocese. A segunda foi dez anos depois, em julho de 1991. Na ocasião Dom Carlo Furno, então Núncio no Brasil, esteve em São José dos Campos para a ordenação episcopal de Dom José Nelson Westrupp. Em maio de 2006, por ocasião da celebração do Jubileu de Prata da instalação da diocese, Dom Lorenzo Baldisseri, então Representante do Papa no Brasil, esteve na Diocese para a festa dos 25 anos.

Para Dom Cesar, a vinda do Núncio Apostólico à diocese é motivo de festa para todos os diocesanos, que tem a oportunidade de receber o representante do Papa.

“É um momento muito bonito e de grande festa. O Núncio Apostólico representa nosso contato com o Papa Francisco. É nossa proximidade com o sucessor de Pedro”, disse o bispo diocesano.

Na programação da visita à diocese, estão previstos encontros com o clero, religiosas e religiosos, seminaristas, momento com as famílias, crianças e juventude. Haverá também missa na Catedral Diocesana de São Dimas.

Os detalhes da programação serão divulgados nos próximos meses.

Núncio Apostólico

Dom Giovanni D’Aniello tem 63 anos e nasceu em Aversa (Itália). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. Em fevereiro de 2012, o papa Bento XVI nomeou dom Giovanni d’Aniello para o cargo de núncio apostólico no Brasil.

O núncio apostólico representa em alto nível a missão diplomática da Santa Sé, equivalente a uma embaixada, sendo portanto, como um embaixador da Santa Sé no país a que foi designado.