Notícias da Diocese › 26/04/2018

Casal da Pastoral Familiar recebe Medalha Mérito da Paz “Papa João Paulo II”

Câmara SJC

A Câmara Municipal de São José dos Campos outorgou a Medalha “Mérito da Paz Papa João Paulo II” ao casal Roberto e Aurora Seeger, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 25 de abril, em reconhecimento aos trabalhos realizados pelo casal à frente da Pastoral Familiar da Diocese de São José dos Campos.

Na abertura do evento, os homenageados Roberto e Aurora Seeger foram conduzidos por seus netos, Miguel e Vitória até o plenário. Na plateia, mais de 100 pessoas entre familiares, amigos e agentes pastorais e religiosos acompanharam a solenidade.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Juvenil Silvério (PSDB), e aprovada por unanimidade pelos vereadores. O vereador Lino Bispo (PR) acompanhou a solenidade.

Durante o evento, Juvenil fez um resumo da trajetória do casal que chegou em São José em 1976 e, desde o início, se dedicou a ações pastorais na Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos. Ele também destacou os trabalhos da família Seeger na Pastoral Familiar.

“São 26 anos participando de diversos momentos da Diocese. Eles não se cansam de trabalhar na defesa das famílias, além do belíssimo trabalho voluntário que realizam na Creche Coração de Maria. Por tudo isso, essa homenagem é muito justa”, disse.

Juvenil destacou que a nobre honraria foi destinada ao casal em razão de sua dedicação na defesa de princípios e valores da família. “A família é a base da sociedade e é onde o indivíduo encontra a paz e pode resgatar valores e a dignidade da pessoa humana. E o ato de doação desse casal ao próximo reflete o verdadeiro amor de Cristo”, completou.

Presente na cerimônia, o Padre João Alves da Silva, atual coordenador diocesano da Pastoral Familiar e pároco da Paróquia Coração de Jesus, agradeceu a colaboração do casal Seeger ao longo de uma década na evangelização de casais.

“A contribuição que eles deram à comissão diocesana da Pastoral Familiar é motivo de agradecimento. O que estamos fazendo, juntamente com outros membros da pastoral é seguir os rastros que eles deixaram na defesa de valores cristãos, da vida e da família”, disse.

“Muito obrigado por tudo o que vocês plantaram. Vocês, juntamente com o Padre Rinaldo, fizeram um frutuoso trabalho e nós hoje colhemos o que vocês plantaram e por isso vocês tem nossa imensa gratidão”, acrescentou o padre.

Representando a coordenação diocesana da Pastoral Familiar, o casal Laércio e Elizabeth Siqueira também destacou o trabalho realizado pela família Seeger. “Passamos juntos por tantos momentos. E mesmo nos mais difíceis, sempre tivemos o pulso forte desse casal para nos encorajar e nos dar força. Perseveramos por seguir os ensinamentos que vocês compartilharam. Aprendemos com vocês que as dificuldades passam como nuvem. Queremos que continuem sempre ao nosso lado”, disse Laércio.

Homenagens

Durante a solenidade, um vídeo com depoimentos de amigos, membros de pastorais e lideranças religiosas religiosas foi apresentado.

Entre os depoimentos, o pároco da Catedral São Dimas, Padre Rinaldo, que coordenou a comissão diocesana da Pastoral Familiar, destacou o trabalho da família. “Eles foram heróis na defesa da causa do matrimônio, da família e da vida”.

O arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, que foi bispo de São José, também deixou uma mensagem de gratidão pelo comprometimento dos Seeger na evangelização das famílias.

Filhos, netos e amigos também gravaram mensagens de reconhecimento, admiração e orgulho pelo trabalho pastoral realizado. Membros da Obra Social Coração de Maria, da paróquia Coração de Jesus também prestaram homenagem.

Em uma demonstração de carinho, um dos netos, o pequeno Miguel, usou a tribuna da Câmara para defender a entrega da medalha aos avós e se declarou orgulhoso da atuação pastoral.

Homenageados

Ao agradecer a honraria, o casal Seeger enalteceu o trabalho promovido pelos agentes pastorais da Pastoral Familiar da diocese e defendeu a valorização da vida, da família e da consolidação do matrimônio. Em seu discurso, citou um trecho da bíblia, do Evangelho de João, que narra o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná, onde ele transforma água em vinho numa festa de casamento; o que segundo Roberto, representa a importância do matrimônio.

“Essa medalha não é só nossa. É de toda pastoral familiar. Nós somos gratos a todos, que durante todo esse tempo, nos ajudou em nossa missão. Na minha época, eram mais de 3 mil agentes em defesa desta causa nobre e inadiável em defesa da vida e da família”.

“Eu fico muito feliz por estar aqui. Por meio da ajuda de tantas pessoas que tiveram paciência de nos guiar no nosso caminho, e de coração estamos muito contentes”, completou.

Uma oração ecumênica proferida pelo homenageado de proteção às famílias e a bênção do padre João Alves da Silva, encerrou a homenagem.