Notícias da Diocese › 25/04/2018

Jovens se reúnem para falar sobre a “Felicidade”

A Pastoral Vocacional da Paróquia São José Esposo de Maria, em São José, resolveu convocar a juventude para discutir sobre o tema: Felicidade e superação, um caminho desafiador. O Fala Jovem aconteceu na noite do último sábado, 21, e contou com a presença da paratleta Rosana Selicani e da psicóloga Sueli Dias Pontes. Quem também marcou presença foi Pe. Rogério Félix, diretor da Faculdade Católica-SJC e Assessor para a Pastoral Vocacional diocesana. A mediação do bate-papo ficou por conta do jornalista Rafael Olímpio, do Departamento Diocesano de Comunicação. Juliana Oliveira e banda animaram a noite com um repertório musical que trouxe canções com Trem bala, Pescador de ilusões, Era uma vez, entre outros.

Juliana também faz parte da Pastoral Vocacional da paróquia e disse que a expectativa da equipe foi superada. Ela sentiu que o apelo proposto foi atendido pela comunidade, que vem promovendo cada dia mais espaço para ouvir e interagir com a juventude. “A participação das pessoas foi muito expressiva. Notamos que não só os jovens, mas também famílias participaram do Fala Jovem. Acredito que até por conta do tema, que transita por todas as idades. Buscamos a felicidade constantemente, tanto na juventude, quanto na vida adulta”, avalia Juliana, da Pastoral Vocacional.

A paratleta Rosana Selicani contou sobre a história de superação que viveu ainda jovem. Aos sete meses de gestação, depois de uma festa de final de ano, ela decidiu voltar na garupa da moto de seu marido, pois queria dar a última volta, já que eles haviam vendido a moto e entregaria no dia seguinte. Mesmo com muitos incentivos negativos, Rosana foi a primeira nadadora para deficientes físicos na região do Vale do Paraíba, hoje é pioneira da natação PCD (Pessoa com Deficiência) ela ainda continua nadando em mar, piscina e represa, durante esses 17 anos na natação.

“O jovem de hoje se sente muito sozinho e ter outras pessoas compartilhando sobre a história de vida e superação e suas experiências deixam eles confortados e com mais esperança de continuar buscando as oportunidades”, completa Rosana.

A psicóloga Sueli Dias Pontes avaliou de extrema importância oferecer esse diálogo com os jovens, sobretudo. “Hoje, mais do que nunca, existe a necessidade de mostrar para os jovens a importância da felicidade, eles precisam acreditar que ela existe , basta procurar, até mesmo nas menores coisas”, destaca Sueli.