Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 05/04/2018

Nova igreja da Paróquia Santa Teresinha ganha Capela do Santíssimo

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Vila das Acácias, em São José dos Campos, concluiu as obras da Capela do Santíssimo. A entronização do Santíssimo na Capela aconteceu na Vigília Pascal, 31 de março, no Santuário, que está em fase de acabamento.

Como presente dos 45 anos da paróquia, o Santuário de Santa Teresinha ganhou uma Capela do Santíssimo, que tem por tema o encontro de Moisés com o Senhor. Atendendo a uma ordem do Senhor, Moisés deixa as sandálias no pé da montanha e vai ao encontro de Deus na sarça ardente. Esses acontecimentos são retratados pelos mosaicos na Capela.

“A partir de agora a Eucaristia, coração da Paróquia, tem seu lugar. Venha se colocar na presença de Deus tal qual Moisés e contemplar a beleza do que a Providência Divina nos preparou”, convida o pároco, Pe. Edinei Evaldo Batista.

Aniversário. No último dia 25 de março, a comunidade paroquial completou seus 45 anos de instalação. A festa em ação de graças será no próximo domingo, 8 de abril, com missa às 19h.

Conheça os detalhes da nova Capela.

A Capela do Santíssimo do Santuário Santa Teresinha, inaugurada no dia 31 de março de 2018, retrata, num grande mosaico, a cena de Ex 3, 1-14, que narra a vocação de Moisés no encontro com Deus, presente na sarça ardente.

É um lugar que convida cada pessoa a aproximar-se do mistério divino em atitude de fé e adoração, para fazer uma experiência de encontro transformador.

O deserto

A cena se passa no deserto, diante do Monte Horeb (cf. Ex 3,1).

O deserto na bíblia é o lugar dos encontros de Deus com seu povo e com os seus escolhidos. É onde Deus fala ao coração (cf. Os 2,16). O Monte Horeb, geralmente identificado com o Sinai, é o lugar desde o qual Deus se comunica com seu povo, oferecendo-lhe os mandamentos que guiam para a Terra Prometida.

Nossa capela há de ser um pequeno deserto em meio ao barulho e à agitação da vida cotidiana, lugar do refúgio, ainda que momentâneo, para a necessária escuta do Deus que conduz à vida plena.

.

As sandálias

Deus disse a Moisés: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa” (Ex 3, 5). Estas palavras se atualizam para cada fiel que adentra a capela do Santíssimo nas sandálias, em mosaico, que se encontram logo após a soleira da porta.

Tirar as sandálias significa estar totalmente disponível a Deus, deixando para trás tudo o que possa atrapalhar um encontro verdadeiro e transformador com Ele. Para rezar com proveito é preciso abandonar a preguiça, a presunção, o medo, as distrações, o barulho interior e exterior etc.

.

.

Moisés

Moisés é o homem refeito por Deus. O encontro que ele tem com Deus, na sarça ardente, inaugura um novo tempo em sua vida. De assassino que se tornara, num momento em que sua humanidade falou mais alto, é convidado por Deus a ser o libertador de seu povo. Entrou no deserto pastoreando as ovelhas de seu sogro (cf. Ex 3,1) e dele sairá para conduzir o Povo de Deus à liberdade (Ex 3,10).

“O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo” (Ex 33,11).

A cada pessoa que se aproximar do sacrário, o Filho de Deus ali presente, falará face a face, conversará como amigo, revelará os desígnios de seu coração… e constituirá nova criatura, libertando-a daquilo que a impede ser sinal de vida, de liberdade e de paz.

Moisés é também o homem do rosto iluminado pela glória divina (cf. Ex 34,29), cujo olhar tornou-se iluminador de tudo e de todos.

.

A sarça ardente

Sarça é uma planta típica do deserto que, no episódio do Êxodo, estava em chamas, mas não se consumia (cf. Ex 3, 2).

Simboliza o amor de Deus que não muda nem se acaba, mas permanece vivo diante de nós. É a beleza que assusta, mas também atrai. É expressão da criatividade divina que sempre nos surpreende. É o amor que não cansa nem se cansa.

.

.

.

O Sacrário

No centro da sarça e distinguindo-se dela por ser de metal, sobressai o sacrário, original e expressivo: nele fica contido o amor perene que se manifesta na Santíssima Eucaristia.

Ao centro da chama está o expositor do Santíssimo Sacramento, em cuja tampa se lê o nome com o qual Deus quis se revelar aos israelitas, por meio de moisé: “Eu sou” (Ex 3, 14).

“Eu sou” quer dizer: Eu sou aquele que está junto a vocês!

.

.

A porta do sacrário

O sacrário se abre por trás da parede e em sua porta encontra-se um trecho da poesia “Meu canto de hoje”, composta por Santa Teresinha. O texto está em francês, escrito com a letra de nossa padroeira e assim se traduz:

“Pão vivo, Pão do Céu, divina Eucaristia
Ó Mistério sagrado! Que o amor produziu…
Vem habitar no meu coração, Jesus, minha hóstia branca
Somente por hoje.”

.

.

.

A mão divina

Acima da sarça visualiza-se uma mão em meio a uma nuvem que parece estar em movimento. É a mão divina que nos acolhe, abençoa, se estende a nós, derrama graças em nossa vida e nos sacia com o alimento mais necessário: Jesus Eucarístico.

.

.

.

.

.

O teto

No teto da capela verificam-se ondas de luz que partem do mosaico e se direcionam para a porta. Representam o amor de Deus que deve se propagar na vida de cada pessoa que faz a experiência do encontro vivo com Ele.

Essas ondas querem dizer que a este lugar vamos para rezar e adorar e dele partimos para evangelizar.

.

.

.

A ideia do mosaico retratando Ex 3 foi concebida pelo Arquiteto Pe. André Andrade Brandão, da Diocese de Piracicaba. O desenho foi composto pela Artista sacra e Técnica de projeção e realização de objetos sagrados Ir. Patrícia Souza da Silva, PMMI e o mosaico foi executado pelo artista Mizael Matulo. O sacrário foi idealizado por Ir. Patrícia de Souza e executado pela empresa Luiz Carrara – artesanato sacro.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.