Coleta da Solidariedade: Gesto concreto da Campanha da Fraternidade
O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) apoia centenas de projetos sociais. Alguns dos frutos do FDS em nossa diocese é a Casa de Acolhida e a Casa Logos.
Gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a Coleta da Solidariedade é realizada pelas dioceses, paróquias e comunidades de todo país, no Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. Neste ano, vivenciaremos esta celebração no dia 25 de março de 2018.
Todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.
Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
A Cáritas Brasileira teve papel importante na criação do FNS e dos FDS. A experiência na gestão de fundos de apoio a pequenos projetos credenciou a Cáritas Brasileira para assumir os processos de animação, administração e gerência do FNS.
A Cáritas compõe o Conselho Gestor do FNS – instância de aprovação das iniciativas a serem apoiadas pelo Fundo. As ações apoiadas pelo FNS contribuem para a melhoria das condições de vida de muitas pessoas.
Os projetos apoiados por este fundo priorizam ações de formação de agentes de mudanças baseado nos princípios da construção coletiva de conhecimentos da realidade.