Notícias da Diocese › 09/03/2018

Padre Fabiano assume Paróquia Santuário de São Francisco, em Anamã

Padre Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral tomou posse na Paróquia Santuário São Francisco, em Anamã/AM no dia 11 de fevereiro, em missa presidida pelo bispo da Diocese de Coari, Dom Marcos Marian Piatek. O padre chegou na região amazônica no dia 5 de fevereiro, após sua missa de envio, no dia 4, em São José dos Campos.

“Já realizamos uma Assembleia Paroquial, contando com a presença de cerca de 70 pessoas, onde nos conhecemos melhor, traçamos as atividades, celebrações deste ano e também as visitas às comunidades ribeirinhas,” comenta o novo pároco de Anamã.

Por conta da distância entre as comunidades, algumas recebem a visita apenas duas vezes ao ano. As estradas dão lugar aos rios Solimões, Paranan-Anamã e Purus; e os carros e ônibus, aos barcos e lanchas.

A Paróquia Santuário São Francisco de Anamã recebe ao longo do ano romeiros de toda a Amazônia e durante os festejos do padroeiro, de 24 de setembro a 4 de outubro, o número de visitantes aumentam.

“Muitos desses devotos trazem consigo símbolos de milagres que aconteceram em suas vidas pela intercessão de São Francisco, assim, temos aqui no corpo da Igreja Matriz, uma pequena Sala dos Milagres, para colocar os objetos trazidos”, conta Pe. Fabiano.

A Cidade de Anamã. Localizada a 129 quilômetros da capital amazonense, Anamã tem quase 13 mil habitantes, segundo censo 2017 do IBGE e é vizinha das cidades de Anori, Beruri e Manacapuru.

A Diocese de Coari conta com uma população aproximada de 200 mil habitantes, com 85% de católicos. O território da diocese é de 135 mil quilômetros quadrados, organizado em 10 paróquias. O clero é formado por 14 sacerdotes e um diácono transitório.

“Queremos agradecer à Diocese de São José dos Campos-SP, nas mãos do Ex.mo. Dom Cesar, SDB, por ter nos oferecido um padre do seu clero para servir à nossa diocese. Agradecemos ao Pe. Fabiano pelo amor à Igreja e a generosidade missionária vindo servir a Deus e ao povo de Deus na Paróquia Santuário, em Anamã. São Francisco, rogai por nós!” – Dom Marco Piatek, Bispo da Diocese de Coari/AM