Notícias da Diocese › 05/03/2018

Colabore com o projeto Óleo Vale

Diminuir o impacto do descarte de óleo de cozinha usado no meio ambiente é a principal meta do Projeto Óleo Vale, da Cooperativa São Vicente. Por ter propriedades de impermeabilização, quando descartado no solo, o óleo dificulta o processo de absorção da água e, além disso, durante sua decomposição, é emitido gás metano para a atmosfera.

Criado em 2009, o projeto Óleo Vale faz a coleta do óleo a ser reciclado em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, residências e indústrias da região do Vale do Paraíba. O óleo recolhido passa por um sistema de filtragem, aquecimento e limpeza, um avançado sistema de filtragem, passa pela separação de água e óleo e então o óleo com 99,9% de pureza. E depois vendido para indústrias de biodiesel gerando renda para os cooperados.

Cooperativa São Vicente. Trabalhar para que o meio ambiente seja cada vez menos impactado pelas ações do homem é um dos objetivos da Cooperativa São Vicente. “A iniciativa de pensarmos, buscarmos e discutirmos soluções inteligentes e sustentáveis para o descarte de materiais, a redução de consumo é primordial, hoje, para que os recursos naturais continuem a existir nas gerações posteriores a nossa”, afirma Andréa Gonçalves Aristóteles, gestora de projetos da cooperativa.

Com o apoio da Paróquia São Vicente de Paulo, foi criada em 1999 como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Sem trabalho, por quê?”. A Cooperativa de Reciclagem São Vicente é hoje responsável por contemplar um dever e um direito de todo ser humano: o respeito ao meio ambiente e a dignidade do trabalho.

Projeto Óleo Vale. Para seguir adiante, o projeto conta com o apoio da sociedade. Ajude alcançar a meta! Doe seu óleo de cozinha usado, seja ele utilizado em encontros de sua paróquia, festas do padroeiro, ou até mesmo aquele que você usa no dia a dia e acaba descartando no ralo da pia.

Saiba mais pelo telefone 3431-1702 ou pelo email cooperativasv@gmail.com.

Conheça mais sobre a Cooperativa São Vicente:

4 Comentários para “Colabore com o projeto Óleo Vale”

1. Cristiane alves disse:

Por favor vcs compram óleo de cozinha usado???

• decom disse:

Olá, Cristiane. Por favor entrar em contato diretamente com a Cooperativa pelo telefone 3902-1882.

2. Arlete disse:

Vcs retiram o óleo usado no local?
    Sou síndica de um prédio e gostaríamos de doar.