Diocese de Lages ganha novo bispo

Vatican News

O Santo Padre transferiu Dom Guilherme Antônio Werlang da Diocese de Ipameri.

O Santo Padre nomeou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, para a Diocese de Lages, Sua Excelência Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, transferindo-o da Diocese de Ipameri/GO.

Dom Guilherme Antônio Werlang nasceu no dia 5 de agosto de 1950 em São Carlos, Diocese de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Estudou filosofia em Passo Fundo e teologia na Universidade Católica de Porto Alegre.

Fez a sua profissão religiosa no dia 22 de fevereiro de 1976 na Congregação dos Missionários da Sagrada Família e ordenou-se sacerdote no dia 22 de agosto de 1979.

Na Congregação Religiosa exerceu a função de formador do Seminário em Santo Ângelo/RS, foi reitor do Seminário de Rio Pardo/RS, reitor da comunidade religiosa na região de Centro-oeste e promotor vocacional.

Na Diocese de Jataí desenvolveu também algumas funções, tais como: vigário paroquial e depois pároco em Jataí, pároco em Itajá e em Itarumã, foi coordenador do Centro Pastoral diocesano, coordenador de pastoral e vigário episcopal.

No ano de 1999 foi nomeado bispo de Ipameri (GO) pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado no mesmo ano pelo bispo de sua congregação, Dom Anselmo Müller.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação em nome da Conferência ao novo bispo de Lages/SC.

Brasília-DF, 07 de fevereiro de 2018

Saudação da CNBB a Dom Guilherme Antônio Werlang

Prezado Irmão, Dom Guilherme Werlang.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia saudação ao senhor pela sua nomeação, publicada nesta quarta-feira pelo Papa Francisco, como novo bispo da Diocese de Lages (SC).

Conhecemos o seu dedicado pastoreio dedicado à Diocese de Ipameri (GO) desde 1999. Apreciamos o seu serviço prestado como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB desde o quadriênio passado. Sabemos do seu pastoreio corajoso e sincero e desejamos que seu ministério continue fecundo em sua nova diocese.

Saudamos sua nomeação com as palavras do Santo Padre, Papa Francisco, pronunciadas em encontro com os irmãos bispos no mês passado, no Chile, quando fez o seguinte apelo: “pedir ao Espírito Santo o dom de sonhar; por favor, nunca deixeis de sonhar, sonhar e trabalhar por uma opção missionária e profética que seja capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um instrumento mais adequado para a evangelização […] do que para uma auto-preservação eclesiástica. Não tenhamos medo de nos despojar daquilo que nos afasta do mandato missionário”.

A CNBB também cumprimenta e agradece a Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP) e Administrador Apostólico de Lages, que tem se ocupado em dar andamento na animação pastoral da diocese até a nomeação do novo bispo.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner