Notícias da Diocese › 12/12/2017

Pastoral Judiciária completa 1 ano na Diocese

A Diocese de São José dos Campos está comemorando o primeiro ano de funcionamento da Pastoral Judiciária. A instalação aconteceu no dia 22 de novembro 2016, funcionando no prédio da Faculdade Católica.

O começo. A iniciativa surgiu a partir do apelo do Papa para um acompanhamento pastoral das pessoas que vivenciam a realidade do divórcio e duvidam da validade do seu matrimônio ou estão convencidos da nulidade do mesmo. A proposta é que essa nova pastoral acompanhe esses fiéis esclarecendo suas dúvidas, verificando as condições para a nulidade e os auxiliando com a documentação para o processo.

A reforma histórica foi confundida inicialmente como uma “promoção” da nulidade matrimonial, mas o Papa não disse isso em nenhum momento. Para Francisco, a Igreja como mãe não poderia deixar os fiéis aguardando anos por uma resposta por causa da burocracia dos tribunais. Por isso, ele alterou o procedimento para demonstrar a proximidade e a misericórdia da Igreja para as famílias que enfrentam essa situação.

Na Diocese, o Bispo diocesano, com o apoio de muitos colaboradores, se empenharam para atender ao disposto na Carta Apostólica, dada em forma de motu próprio, Mitis Iudex Dominus Iesus, que reformou o processo de declaração de nulidade do matrimônio estabelecendo que as dioceses deveriam, quando possível, criar os seus tribunais eclesiásticos e montar uma estrutura para ajudar na investigação prévia para encaminhar as pessoas que vêm de um matrimônio precedente e que possa ter algum indício de não ter sido válido.

A Pastoral Judiciária é composta por diáconos, leigos, profissionais voluntários, Padre Rogério Augusto das Neves, presidente, e dois assessores, Padre Fabiano Kleber do Amaral e Padre Eduardo Fraga. Conta também com a participação de membros do Tribunal Eclesiástico de Aparecida.

Dom Cesar acredita que muitos outros frutos virão, com o empenho de todos a serviço dos casais, das famílias e das necessidades próprias deste trabalho. “Agradeço aos padres, diáconos, leigos e leigas que tem dado sua colaboração em tão importante trabalho de nossa Diocese, em favor dos irmãos e irmãs na fé. MUITO OBRIGADO”, comemora o Bispo.

Em números:

264 atendimentos realizados em nossa sede de novembro de 2016 a outubro de 2017.
558 casos atendidos em nossa sede, por auditor ou por agente voluntário delegado da Pastoral Judiciária.