Carisma
Hoje, na base de todos os problemas da humanidade, encontra-se a perda do valor da pessoa humana. Como conseqüência, compromete-se o relacionamento entre os homens e dos homens com Deus.
Desta forma, o Carisma da CSV é defender a sacralidade da pessoa humana, colocando-se – através do anúncio e da vida – radicalmente contra o atentado deste tempo: a destruição do princípio da imagem e semelhança divina na pessoa humana, cultura esta que se coloca contra a humanidade e contra a Criação. Nasce, portanto, como uma resposta atual diante da banalização do sagrado.
A vida humana tem sentido sob qualquer circunstância, desde a concepção até sua morte natural e pode ser transformada em oferenda e louvor ao Senhor da Vida. Cada membro da CSV se propõe a ser instrumento para esta descoberta e co-celebrante desta oferta.
A Família é defendida como o lugar privilegiado da salvação da pessoa e da sociedade humana e cristã, cujo arquétipo é o mistério trinitário. Como Igreja doméstica é a geradora primordial da civilização do amor.
O Carisma da CSV nos impulsiona a assumirmos os desafios propostos pelo mundo, no tempo e na história, como anunciadores da verdade sobre a pessoa humana, através da Ciência e da Fé, pois humanizar o homem é conduzi-lo mais próximo do divino, e quem faz a experiência de Deus torna-se mais humano.