Celebração Ecumênica marca os 500 anos da reforma protestante
Nesta quarta-feira, 31 de maio, às 19h30, na Igreja Luterana (IECLB), em São José dos Campos, haverá a celebração ecumênica que recorda os 500 anos da reforma protestante. Estarão presentes representantes da Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O culto faz parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2017.
Os dirigentes da Celebração serão Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos, e Pastor Geraldo Graf, bispo sinodal da Igreja Luterana do Sudeste.
“Queremos, com isso, sinalizar a importância do diálogo entre as religiões: é hora de construir pontes e não muros”, enfatiza Pe. Sebastião Cesar Barbosa, membro da Comissão Organizadora dos 500 Anos da Reforma, em São José dos Campos.
SOUC 2017. O lema da Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano é baseado na carta de São Paulo aos Coríntios: “Reconciliação é o amor de Cristo que nos impele” (2 Cor 5, 14-20) e foi preparado em Wittemberg – Alemanha, lugar de onde se espalharam os ideais da Reforma de Martinho Lutero.
A SOUC se une à celebração dos 500 Anos da Reforma Protestante, evento que marcou o Cristianismo Ocidental. A Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) propôs uma comemoração ecumênica da Reforma como uma “Chistusfest” – uma Celebração de Cristo, com a ênfase colocada na sua pessoa e na obra de Reconciliação como centro da fé cristã.
A Comissão do Diálogo Luterano-Católico Romano produziu o documento “Do conflito à comunhão”, que propôs a Celebração Comum dos 500 Anos da Reforma e os 50 Anos do Diálogo Ecumênico, resultante do Concílio Vaticano ll .
Deixando à parte o que é polêmico nas visões teológicas específicas de cada Igreja e, depois de séculos de condenações e depreciações mútuas, luteranos e católicos irão pela primeira vez comemorar juntos o começo da reforma, reconhecendo Lutero como uma “testemunha do Evangelho” (cf. Do conflito à comunhão 29).
O Papa Francisco tem insistido na ideia de fortalecer a cultura do “encontro”, ao invés do “confronto”. Diz ele, é preciso construir “pontes” e não “muros”…
Serviço
Culto Ecumênico pelos 500 anos da Reforma Protestante
Dia: 31 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Igreja Luterana (Rua Mário Alves de Almeida, 175, Jd. Satélite – SJC)
Parabéns , vamos a construção das pontes…