Notícias da Diocese › 24/04/2017

Pastoral Familiar se reúne em formação sistemática

Cerca de 860 agentes da Pastoral Familiar se reuniram no Instituto São José, no dia 19 de março, data sugestiva para falar sobre o tema “família”. A primeira reflexão foi “A Família nos Documentos da Igreja” abordada pelo formador Sérgio que juntamente com sua esposa Adelice, são responsáveis pelo setor de formação na Diocese. Foram apresentados vários documentos para fundamentar e nortear nossa ação pastoral. Esses documentos buscam promover e defender três colunas vitais: A dignidade humana; o Sacramento do Matrimônio e a Inviolabilidade da vida e da família. Assim como os dogmas estão para a fé católica, estes três pilares também estão para a prática da Pastoral Familiar.

Para entender o significado e a tarefa da Pastoral Familiar, é preciso estar atento nos problemas que a família enfrenta nos dias de hoje. A formação sistemática apresentou um novo formato proposto pelo nosso Assessor Diocesano, Padre João Alves Sobrinho, e teve a aprovação da Comissão Diocesana. Este novo formato, visa não somente defender e promover o respeito à dignidade familiar, como seus direitos e deveres, mas também chama a atenção para a importância e centralidade da família na sociedade e na igreja.

O segundo tema foi, “A Família no Antigo Testamento” abordado pelo Padre Alexandre Vasconcelos, mostrando como se constituiu a família no Antigo Testamento, desde o primeiro núcleo familiar, Adão, Eva e seus filhos Caim e Abel, passando assim, por vários núcleos familiares.

Por fim, o terceiro tema, “Os Desafios da Pastoral nos dias de Hoje”, tema abordado pelo Padre Edinei Evaldo Batista, na qual a família tem sido submetida a inúmeros desafios e a família cristã é chamada a evangelizar as famílias em situações difíceis, através do exemplo, da proximidade e de um olhar misericordioso.

Como conclusão, o casal coordenador da Pastoral Familiar, fez um balanço do encontro e concluíram que, diante das profundas e rápidas transformações da sociedade, “a ação evangelizadora deve estar ancorada na esperança e no compromisso pastoral que devemos enfrentar com a luz e força que provêm do Evangelho e norteados pela Exortação do Papa Francisco, Amoris laetitia.”