Comissão Socioambiental promove atividades no Hallel Vale 2016
Luciano Machado
Exposição e Roda de Conversa sobre a Laudato Si’
Uma exposição sobre a Encíclica Laudato Si, organizada pela CNBB e pelo Movimento Católico Global de pelo Clima – MCGC, esteve presente nos dois dias do Hallel Vale 2016 (26 e 27 de Novembro).
A oportunidade da exposição ser trazida para São José dos Campos foi realizada pelo Igor Bastos, coordenador do MCGC para a Língua Portuguesa, que também mediou uma roda de conversa sobre a Encíclica.
A presença do Igor estreitou a ligação entre a Comissão Socioambiental e o Movimento Católico Global pelo Clima, possibilitando parcerias futuras e a visibilidade das ações executadas pela Comissão, para que possam de ser replicadas em outras Dioceses.
Separação dos Resíduos Sólidos no Hallel Vale 2016
A Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos promoveu a separação correta dos resíduos no Hallel Vale 2016, que ocorreu no Parque da Cidade, nos dias 26 e 27 de Novembro.
Antes da realização do evento, foi elaborado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, com a finalidade de organizar o trabalho. O documento identificou os tipos de resíduos que seriam gerados, os locais de coleta e o como seria realizado o descarte final.
Durante o evento uma equipe de cinco à dez voluntários se revezaram no trabalho de organização da limpeza e na abordagem sobre a importância da separação correta dos resíduos. No palco, as bandas e animadores também realizaram motivações junto ao público.
A separação correta dos resíduos permitiu diminuir consideravelmente a quantidade de lixo enviada ao aterro municipal de São José dos Campos. Foi coletado 92kg de material reciclável, destinado a Cooperativa São Vicente. E 250kg de material orgânico, enviado a central de compostagem do Parque da Cidade.
O efeito educativo da ação não é mensurável, mas pode ser percebido ao final do evento: um local visivelmente limpo.
Espera-se que esta ação seja um marco nas ações com concentração de grande público na Diocese e que possa ser multiplicado nas paróquias e comunidades. Esta experiência também poderá ser útil ao poder público, já que o modelo no gerenciamento de resíduos em eventos no Parque da Cidade é inédito.
Estas e outras ações de responsabilidade com o meio ambiente e com a ação social serão estimuladas com o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral, no período de 2017 – 2021, com o fortalecimento da Comissão Socioambiental, objetivando colocar em prática os ensinamentos da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.