Mensagem aos católicos e a todos os cidadãos
Nós, Bispos Católicos das Dioceses do Estado de São Paulo, reunidos na 78ª Assembleia do Regional Sul I da CNBB, diante dos acontecimentos da recente “parada gay 2015”, ocorrida na cidade de São Paulo, com claras manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã, Jesus crucificado, em nome da verdade que cremos, vimos através desta, como pastores do Povo de Deus:
- Afirmar que a fé cristã e católica, e outras expressões de fé encontram defesa e guarida na Constituição Federal: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (artigo 5º, inciso VI).
- Lembrar que todo ato de desrespeito a símbolos, orações, pessoas e liturgias das religiões constitui crime previsto no Código Penal: “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” (Art. 208 do Código Penal).
- Apelar aos responsáveis pelo Poder Público, guardiães da Constituição e responsáveis pela ordem social e pelo estado democrático de direito, que defendam o direito agredido.
- Expressar nosso repúdio diante dos lamentáveis atos de desrespeito ocorridos; queremos contribuir com o bem-estar da sociedade, pois somos, por força do Evangelho, construtores e promotores da liberdade e da paz.
- Manifestar nossa estranheza ao constatar um evento, como citado seja autorizado e patrocinado pelo poder público, e utilizado para promover atos que afrontam claramente o estado de direito que a Constituição garante.
- Lembrar a todos as atitudes firmes do Papa Francisco quanto ao respeito pelo ser humano, aos mais pobres, aos mais simples, à religiosidade popular.
- Recordar aos católicos que a profanação de símbolos religiosos pede de nós um ato de desagravo e de satisfação religiosa, pela oração e pela penitência, pedindo ao Senhor Deus perdão pelos pecados cometidos e a conversão dos corações.
- Reafirmar, iluminados pelo Evangelho e conduzidos pelo Espírito Santo, nosso respeito a todas as pessoas, também a quem pensa diferente de nós. E convidamos os católicos e pessoas de boa vontade a contribuírem, em tudo, para a edificação da justiça e da paz, do respeito a Deus e ao próximo.
Por fim, confirmamos nosso seguimento a Jesus Cristo e damos testemunho da beleza de nossa fé católica, na certeza de que, assim, contribuímos para o bem da sociedade, anunciando o que de melhor recebemos: Jesus Cristo crucificado, “força e sabedoria de Deus” (1Cor 1,23s), fonte de toda misericórdia.
Aparecida, 11 de junho de 2015.
Memória Litúrgica do Apóstolo São Barnabé
Dom Odilo Pedro Scherer
Presidente do Regional Sul I – CNBB
Dom Moacir Silva
Vice-Presidente do Regional Sul I – CNBB
Dom Tarcísio Scaramussa
Secretário do Regional Sul I – CNBB
Estou feliz em ver que a minha Igreja Católica apostólica Romana se manifestou perante tanta falta de respeito!!!
A nossa igreja acolhe a todos mas devemos manter o respeito acima de tudo aos nossos valores e crenças.
Obrigada que Deus os abençoe
Rosana
Obrigado Padres. E esperamos a manifestação de repúdio também da CNBB Nacional.
ja estava na hora dos nosso representantes dar seu testemunho de fe e repudio aos que insultam nossos simbolos relligiosos e pior ofendem e agridem ao proprio deus nas pessoas de jesus cristo e a sntissima trindade nao vmaos permitir violencia odio, e incitacao do mal sejamos testemunahs vivas da nossa fe na igreja una santa catolica apostolica romana.
Obrigada e que Deus abençoe aos nossos estimados Bispos,Padres, diáconos, enfim a todos que nesse momento se unem para fazer ecoar, sem temor, nosso amor incondicional Jesus, e por tudo o que cremos e professamos. Com amor filial por Nossa Senhora Aparecida ponho-me em oração por todos os nossos estimados pastores.
O comentário feito pela CNBB foi feito de modo preciso e bastante fundamentado e expressa o pensamento de todos os que defendem a fé cristã. A CNBB está de parabéns..
A ação da nossa Autoridade Eclesiástica, representada pelos Excelentíssimos Bispos do Regional Sul I – CNBB nos deixa mais confortados em Jesus Cristo que nos avisou sobre as dificuldades da nossa missão de discípulos e discípulas (Mt 10,16), mas também garantiu a Sua presença (Mt 28,20). Essa presença de Cristo, Bom Pastor, se realiza em modo especial através da presença e zelosa ação dos nossos Bispos. Muito obrigado, Excelências Reverendíssimas! Respeitosamente, Pe. Basilio.
OK
RESPEITO é dever de todos portanto aqueles que exigem respeito,deveriam ser os primeiros a respeitarem, e não vandalizarem símbolos religiosos, e nem,as convicções dos seus semelhantes.
Desrespeitando desta maneira não é que poderão querer serem respeitados, e defenderem seus princípios…
APOIO A MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO E DE UMA AÇÃO LEGAL CONTRA OS INFRATORES DA LEI. TUDO TEM LIMITE. RESPEITE PARA SER RESPEITADO.
Caros amigos! Estou feliz com o posicionamento de nossa igreja, principalmente do estado de São Paulo, onde ocorreu este ato desagradável correspondente a nossa fé. Sou e Seguidor de Cristo e fiquei extremamente indignado com a ignorância de certas pessoas e senas deste evento, isto nos machuca muito, penso que este caso tem que haver uma punição. Parabéns pela atitude de nossa Igreja que estuda o caso. Deus não merece este tipo de ignorância, ele merece é o nosso respeito e nossa gratuidade. AT: Joel Fernandes Lopes.
Fico revitalizado com a declaração realizada pelos Bispos de nossa diocese, reafirmando nossos valores e esclarecendo que temos o direito de falar de Jesus sim em público e que atitudes como as de domingo” nessa parada ” não devem ser aceitas pelos cristãos devido a tanta falta de respeito com a cruz de Cristo e todo tipo de profanação manifestada nessa ocasião.
Parabéns nossos Padre e Bispos pela manifestação e repudio, pelos atos desses irmãos sem medida e respeito o que é sagrado e garantido pela constituição Federal, ainda mais triste é saber que um governo que patrocina com nosso dinheiro, esses atos inescrupulosos contra toda sociedade Cristã, e mais quando se aproxima das eleição aparecem em atos religiosos para angariar votos de eleitor Cristão como podemos sentir amparados em nossos direitos, se quem devia nos defender ainda favorecem e descabidos sem senso moral.
Nosso querido Mestre Jesus, manso e humilde de coração, é o próprio Deus vivo; e não merece este tipo de tratamento, pois é um Deus de Amor e Misericórdia; que sacrificou sua vida por amor e pela nossa salvação.
Diante da falta de fé, amor a Deus e respeito ao próximo , recordamos as palavras de Jesus crucificado :” PAI PERDOA , ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM ” .
Fiquei muito triste com o acontecido. Deus em sua infinita misericórdia os perdoe e que eles possam entender que sem Deus nada somos. Obrigada a nossos Bispos pela firme manifestação sobre o ocorrido. Que Jesus nos abençoe e nos guarde. Devemos no unir em oração pelos nossos irmãos e clamar a Deus por todos.