Eleitos os bispos representantes e membros do Sínodo dos Bispos no Vaticano

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Dom Sérgio da Rocha representará a CNBB no Sínodo dos Bispos

O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito 1º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em segundo escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 184 votos do total de 265, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.

Dom Sérgio foi eleito presidente da CNBB e tomará posse nesta sexta-feira, 24, para o mandato no quadriênio 2015-2019.

Dom João Carlos Petrini é eleito membro para o Sínodo dos Bispos

O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito 2º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família, em primeiro escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 170 votos do total de 252, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.

Dom Petrini presidiu a Comissão para a Vida e a Família da CNBB no período de 2011 a 2015. É doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e coordena o programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente é diretor do Pontifício do João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família – Salvador (BA).

Dom Geraldo Lyrio é eleito terceiro membro para o Sínodo dos Bispos

Com 134 de 238 votos válidos, o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, foi eleito terceiro membro para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro, no Vaticano.

Dom Lyrio é natural de Fundão (ES). Foi bispo auxiliar de Vitória (ES); bispo de Colatina (ES), arcebispo de Vitória da Conquista (BA). Desde 2007, é arcebispo de Mariana.

Dom Geraldo foi presidente da CNBB, de 2007 a 2011;i segundo-vice presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); i delegado da CNBB ao Celam, de 2011 a 2015, e à Conferência de Santo Domingo, em 1992.

Também foi eleito para os Sínodos para a América, em 1997; sobre a Eucaristia, em 2005; sobre a Palavra de Deus, 2008; e sobre a Nova Evangelização, 2012.

Cardeal Odilo Scherer é o 4º membro eleito para o Sínodo dos Bispos

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi eleito em primeiro escrutínio para quarto membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele recebeu 166 votos do total de 244, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Entre os vários cargos e funções ocupados por dom Odilo estão o de secretário geral da CNBB no período 2003-2007; Delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América-latina e do Caribe, em 2007; cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de San’ Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007. Além disso, é membro da Congregação para o Clero; membro do Conselho do Sínodo dos Bispos; membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé; membro do Pontifício Conselho para a Família; membro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia para a Supervisão do Instituo para as Obras de Religião; e membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Dom João Bosco é eleito 1º suplente para o Sínodo dos Bispos

O bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, recém eleito presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi escolhido como 1º suplente para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio realizado na tarde de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), recebendo 174 votos do total de 241, superando os 122 votos requeridos para a maioria absoluta.

Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em 1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu.

Dom Leonardo Steiner é o 2º suplente para o Sínodo da Família

O bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Steiner, reeleito secretário geral da CNBB, foi escolhido como 2º suplente para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio realizado na tarde de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), recebendo 132 votos do total de 243, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.

Com o lema “Verbo feito carne”, dom Leonardo foi nomeado bispo em 02 de fevereiro de 2005, pelo papa João Paulo II. Natural de Forquilhinha (SC), nasceu em 06 de novembro de 1950, filho de Leonardo Steiner e Carlota Arns Steiner.

Dom Leonardo possui mestrado e doutorado em Filosofia, ambos concluídos na Pontifícia Universidade Autonianum, em Roma. É formado em diversos cursos de licenciatura como em Filosofia, Letras, Administração Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Magistério, e bacharel em Pedagogia.

Foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo da diocese de União da Vitória (PR) em 2007. Em 2014, o papa Francisco nomeou dom João Bosco bispo de Osasco.