Eleições na CNBB – Comissões Episcopais – 22 de abril
Confira os bispos eleitos e os reeleitos para as comissões episcopais votadas ontem, quarta-feira, na 53ª Assembleia Geral da CNBB.
– Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso foi reeleito o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin.
O primeiro escrutínio para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado ainda na noite de ontem, 21, reelegeu o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, para presidente da comissão. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 22.
O presidente reeleito recebeu 197 votos do total de 276, superando a maioria absoluta exigida no escrutínio, que era de 139 votos. O bispo já está à frente da Comissão desde 2011.
Currículo
Dom Francisco Biasin nasceu em 1943 na cidade de Arzercavalli, em Pádua, na Itália. Estudou Filosofia e Teologia no Seminario Maggiore di Padova, da Itália, e comcluiu sua especialização em Catequese pelos Salesianos em Milão.
Foi ordenado sacerdote em 1968, em Padova, na Itália, e após um curso de Espiritualidade Sacerdotal organizado pelo Movimento dos Focolares veio para o Brasil como sacerdote fidei dinum, para trabalhar na diocese de Petrópolis (RJ).
Em julho de 2003 foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo da diocese de Pesqueira (PE), onde permaneceu até 2011, quando nomeado pelo papa Bento XVI bispo auxiliar da diocese de Barra do Piraí. Em outubro de 2012, Bento XVI também o nomeou membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano.
Dom Biasin tem como lema episcopal “Dar a vida pelos irmãos”.
– Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz, bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang foi reeleito;
O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, foi reeleito no segundo escrutínio para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB.
Ao receber 184 votos dos 283 válidos, dom Guilherme ultrapassou a maioridade absoluta necessária de 143 votos para ser eleito. O bispo já é presidente da comissão que trabalha junto às Pastorais Sociais desde 2011.
Currículo
Dom Guilherme é natural de São Carlos (SC), nascido em 1950. Foi ordenado presbítero em 1979 e concluiu seus estudos de Filosofia em Passo Fundo (RS); Teologia em Porto Alegre (RS) e sua pós-graduação em Liturgia, em São Paulo.
Foi nomeado bispo de Ipameri (GO) pelo papa João Paulo II em 1999, sendo ordenado no mesmo ano pelo bispo de sua congregação, Dom Anselmo Müller.
Seu lema episcopal é “Para que todos tenham vida”
– Dom Vilsom Basso foi eleito para a Comissão Episcopal para a Juventude;
O bispo de Caxias do Maranhão (MA), dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vilson Basso recebeu 171 dos votos do total de 273 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 138 votos para o cargo.
A comissão foi presidida, no quadriênio de 2011-2015, pelo recém nomeado bispo de Jaboticabal (SP), dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Currículo
Dom Vilson Basso é natural de Tuparendi (RS), nascido em 16 de fevereiro de 1960. Ingressou para o Seminário de Filosofia em 1979, e concluiu a formação em Teologia no ano de 1985, sendo ordenado presbítero, no mesmo ano. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).
Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu em São Paulo e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas
Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo papa emérito Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano.
Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.
– Comissão Vida e Família – Dom João Bosco Barbosa é eleito presidente;
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na tarde desta quarta-feira, 22, ainda no primeiro escrutínio para o cargo. A comissão terá o bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, à frente dos trabalhos.
Dom João Bosco recebeu 150 votos de um total de 267 votantes, superando a maioria absoluta requerida de 135 votos. A comissão foi presidida pelo bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, no período entre 2011-2015.
Currículo
Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu.
Foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo da diocese de União da Vitória (PR) em 2007. Em 2014, o papa Francisco nomeou dom João Bosco bispo de Osasco.
Seu lema episcopal é “Cristo nossa vitória”.
– Dom João Justino é o novo presidente da Comissão para Cultura e Educação.
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom João Justino de Medeiros Silva, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Justino recebeu 227 votos do total de 280 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 141 votos para o cargo.
A comissão foi presidida no quadriênio de 2011-2015 por dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães.
Currículo
Dom João Justino nasceu em 1966, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado sacerdote em 1992, após estudar Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O bispo é também mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte em 2011, pelo papa Bento XVI.
Seu lema episcopal é “In testimonium de lumine” – “Para dar testemunho da luz”.
– Dom Darci Nicioli assume Comissão para a Comunicação.
Foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138.
No último quadriênio 2011-2015 a comissão foi presidida por dom Dimas Lara Barbosa.
Currículo
Nascido em Jacutinga (MG) em 1959, dom Darci foi ordenado sacerdote em 1986. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). O bispo também é mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.
Em novembro de 2012 foi nomeado bispo auxiliar de Aparecida (SP) pelo papa Bento XVI, tornando-se à época o bispo brasileiro mais jovem.
Seu lema episcopal é “Que a tua luz brilhe”.