Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 17/10/2014

Padre Márcio partirá para missão em novembro

Padre Márcio Roberto Pereira Campos, mineiro de Carmo de Minas e sacerdote há 15 anos, partirá para missão em novembro.

Sua caminhada vocacional na diocese iniciou quando entrou para o seminário em 1991. Foi seminarista em várias paróquias e ao se ordenar trabalhou como vigário paroquial da Paróquia Espírito Santo, pároco da Paróquia São João Bosco, reitor do Seminário de Teologia, vigário nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima, do Altos de Santana, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso.

Foi ecônomo da Diocese por 6 anos e por 11 anos diretor espiritual do FREM (Formação Religiosa e Entrosamento Mariano), movimento de espiritualidade para casais. Atualmente é administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia.

Sua missão faz parte do Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1 da CNBB. Ele irá substituir padre Antônio Silva França, que completou 3 anos de missão na Paróquia Imaculada Conceição, em Anori, cidade da Diocese de Coari, no estado do Amazonas.

A celebração eucarística de envio está marcada para o dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na Catedral São Dimas e será presidida pelo bispo de São José dos Campos Dom José Valmor Cesar Teixeira.

Conheça um pouco mais sobre este missionário, em entrevista concedida ao Jornal Expressão, órgão oficial da Diocese de São José dos Campos:

58Jornal Expressão: Como iniciou o desejo de ser missionário?

Padre Márcio: Desde quando fui despertado para a vocação, antes de entrar para o seminário, eu tinha vontade de ser padre missionário e essa vontade de fazer missão sempre permaneceu comigo. Vejo que está não uma vontade só minha, é um apelo de Deus para que eu vá em missão.

JE: A missão faz parte do Projeto Missionário da CNBB Sul 1 – Norte 1. O que é esse projeto?

Padre Márcio: Este é um projeto que ajuda a Igreja a cumprir com o mandato de Cristo que é evangelizar, a essência da missão da Igreja é evangelizar. Então esse projeto ajuda a formar os missionários para desempenhar seu papel na Igreja.

JE: Como é ser missionário em uma terra onde há diferentes pensamentos e ideologias religiosas?

Padre Márcio: Esse apelo a missão que Deus faz, espera uma resposta de confiança. O mesmo Deus que está aqui e me chamou, é o mesmo que está lá com aquele povo. Ela dá as condições necessárias para nós desempenharmos um bom trabalho. Nós vamos na certeza da ação de Deus na nossa vida e daquele povo.

JE: Em junho deste ano o senhor fez um curso da CNBB para missionários. Que aprendizado o senhor espera levar para a missão?

Padre Márcio: Quando nós temos o impulso de Deus para a missão, tem muita coisa que não temos bem esclarecido, embora nós não vamos ter a certeza de tudo sempre, mas o curso me ajudou a manter os pés fixos ao chão e ter o conhecimento da realidade de um missionário e segurança para os trabalhos. Falou bastante das dimensões da missão e uma delas é a dimensão ecumênica sobre o que lá existem, as diferenças que podermos encontrar. E através do conhecimento dessa dimensão, temos a confiança para partir.

JE: Já sabe para onde vai, e qual será a paróquia de atuação?

Padre Márcio: Eu vou para a Paróquia da Imaculada Conceição que fica na cidade de Anori e pertence a Diocese de Coari. Lá tem um padre da nossa diocese, o padre França que completou o tempo de três anos, está voltando e eu parto para lá.

JE: Já conhece a realidade local para onde o senhor vai?

Padre Márcio: Eu conheço muito pouco. Vi algumas coisas pela internet. Lá tem duas festas principais no ano. A festa da padroeira, Imaculada Conceição em dezembro e a festa da laranja em maio. Eles cultivam bastante o açaí e também agropecuária e o comércio.

JE: Quando será a missa de envio?

Padre Márcio: A missa está marcada para o dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na Catedral São Dimas.

JE: E quando o senhor parte?

Padre Márcio: Vou no dia 11 de novembro, saio bem de manhã de São Paulo e vou com passagem de ida, não tenho a de retorno.

JE: Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Padre Márcio: Eu agradeço muito a Deus pelo envio, pela missão a mim confiado, agradeço a Diocese em especial ao Dom Cesar pela confiança em mim, na minha missão e vocação, agradeço também a todo o clero e conto com o apoio, orações de todo o povo de nossa diocese, todos os amigos, todos os conhecidos.

A cidade de Anori

A cidade de Anori para onde será enviado o Padre Márcio tem 14 mil habitantes, fica na Diocese de Coari, no Estado do Amazonas. O principal meio de transporte do lugar é o barco. Perto da cidade, passa o Rio Solimões cujas margens de um lado a outro tem 2 quilômetros de distância. A diocese conta com uma população aproximada de 200 mil habitantes, com 85% de católicos. O território da diocese é de 135 mil quilômetros quadrados, organizado em 10 paróquias. Fica a 160 km de distância da capital Manaus.

9 Comentários para “Padre Márcio partirá para missão em novembro”

  1. Diác. José Marcio de Campos disse:

    DEUS O ABENÇOE PE. MARCIO E O CONFIRME NA MISSÃO. CONTE COM NOSSAS ORAÇÕES!

  2. …Querido irmão….. como nossa mãe sempre diz: “O mesmo Deus que te enviou ,te espera lá”… Deus o abençoe ainda mais…. que nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa cidade natal o proteja, cobrindo-o com seu manto sagrado e os anjos do Senhor te guarde pelos caminhos…. lá em Anori. Ficaremos na oração. Grande abraço. Beth e familía.

  3. Elisabeth Campos Ferreira disse:

    ….Querido irmão. Como nossa mãe sempre diz: “…O mesmo Deus que te enviou, te recebe lá…” Deus o abençoe ainda mais neste novo desafio de sua vocação. Que Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa cidade natal o proteja com seu manto sagrado e os anjos do Senhor te guardem pelos lados lá de Anori…. Estamos sempre em oração.. grande abraço.

  4. Maximiano de Oliveira (Oliveira) disse:

    Olá Pe. Márcio, sua disponibilidade à Missão e Evangelização, ao trabalho sacerdotal a que o Senhor se apresenta é sinal visível de seu Amor a Deus, a Igreja e aos irmãos e isto nos faz muito felizes e nos faz crer cada vez mais no amor de Deus aos homens. Obrigado pelas vezes em que o Senhor, com toda Alegria e Oração esteve junto de nossa Comunidade São João Batista nos orientando com sua sabedoria e com sua bênção. Conte sempre com nossas Orações e nossa amizade. Que Deus o conserve nesta linda caminhada e o abençoe sempre.

  5. Ahed Said Amin disse:

    Caro Pe. Marcio.
    Que Deus o abençoe e o proteja. Temos certeza da sua capacidade e responsabilidade
    em levar a evangelização àquele nossos irmãos tão necessitados da presença de Cristo
    que o senhor O representará com todo amor e carinho.
    Nós ficaremos aqui orando para que possa cumprir sua missão.
    Um grande abraço.
    Ahed

  6. Eu tive o prazer de conhecer um pouco do Padre Marcio, mas este pouco que conheci, já notei que ele tem o dom da compreensão entre os cristãos, e que Deus o abençoe nesta missão evangelizadora e Santa Luzia o e lumine sua visão a aqueles que mais precisarem da sua palavra evangelizadora. E que Deus o acompanhe, meu irmão em Cristo ressuscitado amém…

  7. André disse:

    Pe Márcio, foi o padre que realizou meu casamento em 25/02/2012. Obrigado por ter aceito o convite na época. Vá com Deus nesta missão.

  8. Somente quem se esvazia de si mesmo numa entrega total a Deus é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai sabe fazer. Sei que a missão do sacerdote é árdua, mas sei também que a alegria do servir é maior do que todos os desafios.Ser missionário é acima de levar Jesus a todos aqueles que sede de Deus.Que sua missão seja fecunda,pode contar com minhas orações e sacriíicios,Deus o abençoe e sua benção.

  9. jose Aparecido Malaquias disse:

    Padre Márcio, Deus abençoe seu trabalho de pároco e pastor e Nossa Senhora sempre o proteja a frente dessa Diocese de Anori – Amazonas.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]