Artigos › 02/10/2014

Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – Liturgia e espiritualidade

Para que alcancemos a renovação de nossas paróquias em vista de se tornarem comunidades em sentido verdadeiro, o Documento 100 fala do cuidado que devemos ter com a liturgia, que seguindo as orientações do Concílio Vaticano II, deve buscar maior participação da assembleia. Sugere que ministros ordenados e equipes de liturgia vivenciem o que celebram e favoreçam aos fieis uma participação orante da liturgia. Para isso, evitem-se comentários longos, cânticos desalinhados com a Palavra, homilias longas e promovam-se mais momentos de silêncio nas celebrações.

A Eucaristia, centro da vida comunitária, celebrada na missa e cultuada na adoração ao Santíssimo Sacramento deve ter sua continuidade na prática da misericórdia, da ética e do serviço aos irmãos. O reconhecimento de Cristo no Pão Eucarístico remete ao encontro e ao serviço aos pobres.

Outro cuidado que as comunidades eclesiais devem ter é com o respeito e a valorização do domingo, como o Dia do Senhor, fazendo com que seja o dia da alegria, do repouso e da solidariedade e tornando a celebração eucarística o seu momento mais importante. O testemunho de viver o Domingo como dia sagrado para os cristãos pode fazer muita diferença na renovação comunitária.

As Igrejas de uma paróquia devem ser lugares em que as pessoas encontrem uma intensa vida espiritual, celebrativa e caritativa que atraia os afastados e fortaleça a todos. A vida de oração comunitária deve ser promovida para ajudar as pessoas a superar o desânimo e o cansaço diante da missão.

O Documento fala ainda que “é importante valorizar a religiosidade popular como lugar de encontro com Cristo, pois a participação na sagrada liturgia não abarca toda experiência espiritual que se manifesta em diversas devoções e práticas religiosas” (n.280). Contudo, a piedade popular precisa ser impregnada pela Palavra de Deus e conduzida à celebração do Mistério Pascal. A devoção mariana e aos santos será oportunidade privilegiada para favorecer o caminho do seguimento de Jesus.

As sugestões apresentadas pelo Doc. 100 são coisas simples de se realizar, pois pedem que se faça bem aquilo que já se faz. Para alcançar os resultados pretendidos é preciso empreender um caminho de caprichar em tudo aquilo que se faz para que seja ação evangelizadora e formadora de nova mentalidade e novas práticas.

padre_enidei_evaldo_batista

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral e
Pároco da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus

1 Comentário para “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – Liturgia e espiritualidade”

1. Zilma Saraiva disse:

Que bom encontrar um texto que diz,com simplicidade e clareza,o que devemos saber e fazer.O paragrafo 4,com um poder de sintese, resume o Documento 100.Que Deus continue lhe iluminando.