Notícias da Diocese › 04/06/2012

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Criado em 1972 durante um encontro promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas , o Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento para a sociedade repensar sobre as atitudes em torno desse tema.

A preocupação com a ecologia é uma constante na Igreja. Após anos de estudos o Pontifício Conselho “Justiça e Paz” publicou o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, no qual dedica todo um capítulo sobre o Meio Ambiente. No Brasil, a questão se tornou ainda mais visível para os fieis, no ano passado, quando a Campanha da Fraternidade abordou o tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Discussões ao redor dessa temática aconteceram durante todo o ano nas comunidades. Na Diocese de São José dos Campos, duas ações concretas contribuem para a preservação do meio ambiente e promovem benefícios sociais para centenas de pessoas.

Cooperativa São Vicente

Idealizada em 1999, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Sem trabalho, por quê?” e criada em 2000 a Cooperativa de Reciclagem São Vicente é hoje responsável pelo encaminhamento de toneladas de resíduos de plásticos, metais, papel, vidro e óleo vegetal usado para uma destinação correta e eficiente.

A cooperativa é geradora de trabalho e renda para 40 famílias, que tiram seu sustento integralmente das atividades desenvolvidas de coleta, triagem e venda de seus materiais reciclados.

Ligada a Paróquia São Vicente de Paula, a Cooperativa fica na estrada municipal do Cajuru, 191 – Cajuru.

Óleo da Solidariedade

De uma iniciativa da Cáritas Diocesana de São José dos Campos, é um projeto elaborado e gerenciado pelo Instituto Eco-Solidário com o objetivo de criar locais adequados para a população descartar corretamente o óleo de cozinha usado, um dos principais agentes de contaminação da água doce.

Contando com a parceria da Petrobras, o projeto disponibiliza inúmeros eco-pontos, onde são instalados materiais adequados para que qualquer pessoa possa levar seu óleo usado para um descarte correto.

Iniciado em março de 2008, na Zona Sul de São José dos Campos, o projeto se encontra em plena expansão, aumentando constantemente o número de eco-pontos instalados. Com o objetivo de atender todo o Vale do Paraíba, já estão instalados eco-pontos também em outras cidades.

[box_light]Em nossa Diocese, os ECO-PONTOS estão em todas as paróquias.[/box_light]

Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São José dos Campos promove uma semana repleta de atividades educativas, culturais e de lazer, dedicada a promoção do conhecimento e da reflexão sobre o meio ambiente.

O tema da edição deste ano “Natureza a serviço da vida” pretende despertar o olhar da sociedade para a importância dos serviços ambientais prestados silenciosamente pela natureza, dos quais depende-se para sobreviver e ter qualidade de vida,  tais como:  a regulação de gases (produção de oxigênio e sequestro de carbono), as belezas cênicas, a conservação da biodiversidade, a proteção de solos e a produção de água.

::Veja mais detalhes::
Semana do Meio Ambiente 2012