Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

40ª Assembleia das Igrejas proporciona destaque às expressões juvenis

Imprensa Regional Sul 1 – CNBB

Com lançamento de Revista e Painel de apresentação de pastorais e movimentos que atuam na evangelização com a juventude, encontro que reuniu dioceses do Estado de São Paulo, de 19 a 21 de outubro.

Os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, estiveram reunidos de 19 a 21 de outubro, em Itaci, Indaiatuba (SP), para a 40ª Assembleia das Igrejas Particulares. Este ano o tema foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O encontro esteve em comunhão com a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que acontece em Roma. O episcopado paulista esteve reunido juntamente com os coordenadores diocesanos de pastoral, organismos vinculados ao Regional, padres responsáveis pela Pastoral Juvenil e dois jovens representantes de cada diocese.

Na tarde do primeiro dia, 21, a 40ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares contou com a assessoria do Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, em que apresentou a contribuição da juventude brasileira para o instrumento de trabalho sinodal e as etapas de realização do Sínodo. “A juventude é um tempo de santidade, ela acontece no cotidiano da vida”, concluiu o Pe. Toninho, como é conhecido, que acaba de retornar do Vaticano.

O início do segundo dia, 22, da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares foi marcado com a celebração da missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Após o momento celebrativo, sob a coordenação do Pe. Reginaldo Martins da Silva, assessor do Setor Juventude no Regional, os mais de 300 participantes de todo o Estado de São Paulo acompanharam o Painel das Juventudes que contou com representantes da Pastoral da Juventude (PJ), do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), das Novas Comunidades, dos Jovens Conectados, do Movimento Focolares, da Milícia da Imaculada, de Grupos de Jovens e participantes da preparação do XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que acontece em Roma.

“Nosso trabalho tem como finalidade orientar a unidade das expressões juvenis e integrá-las com as demais pastorais e serviços eclesiais”, explicou o Pe. Reginaldo. A manhã de trabalho ainda contou com a intervenção dos participantes com os representantes das pastorais e movimentos que atuam na evangelização dos jovens.

À tarde, o Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, fez uma nova exposição. Desta vez, apresentou alguns dos trabalhos da Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil, como o Projeto “Ide!”, para o triênio 2018-2020, com o objetivo de dar continuidade às iniciativas do Rota 300. “O ‘Ide!’ pretende desenvolver os eixos da Missão, Formação e Estruturas de Acompanhamento, e ainda, a Ecologia e Políticas Públicas, favorecendo a capacitação daqueles que trabalham com os jovens e adolescentes dentro da Pastoral Juvenil, e despertar o espírito missionário do ser cristão”, esclareceu.

Os trabalhos da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial, desenvolvidos na Diocese de Pemba, em Moçambique, na África, e na Amazônia, foram apresentados pelo bispo referencial, Dom José Luiz Bertanha, com a presença de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Pemba, onde o Regional estabeleceu parceria, e do Pe. Everton Aparecido da Silva, assessor do Conselho Missionário Regional (Comire).

REVISTA

Expressões da juventude são os destaques da Revista CNBB Regional Sul 1, lançada durante sessão da Assembleia. A publicação reúne os diversos trabalhos, relatos e testemunhos de ações juvenis no Regional. A edição traz, também, um encarte especial sobre as atividades missionárias na Amazônia e na Diocese de Pemba.

 

“Agradeço aos assessores das comissões da Juventude e demais comissões, agentes de pastoral e parceiros que tornaram possível a publicação desta Revista”, destacou Dom Pedro Luiz Stringhini.

GESTO CONCRETO

Por ocasião do Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária, celebrado hoje, os participantes da Assembleia das Igrejas Particulares tiveram a oportunidade de fazer um gesto por meio de doações que serão revertidas para os trabalhos da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial, desenvolvidos pelo Regional na Diocese de Pemba, em Moçambique, na África.

“Continuemos o processo de motivação de nossa juventude, expandindo o que foi discutido e apresentado durante a Assembleia para as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo”, disse o presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, na conclusão do encontro.

No final, foi exibido um vídeo do jovem Lucas Galhardo, que participa do Sínodo dos Bispos, em Roma, representando todos os jovens brasileiros.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]