Notícias da Diocese › 19/05/2021

35 anos de atuação da Pastoral da Saúde na Diocese

No dia 18 de maio de 2021, a Pastoral da Saúde, celebrou seu Trigésimo Quinto aniversário. Na Missa presidida pelo padre Alexandre Rodolfo, assessor diocesano da pastoral, na catedral São Dimas.

“Graças aos trabalhos que fomos chamados a ser missionários de Jesus. Agradecemos e louvamos a Deus por todas as Graças concedidas à Pastoral da Saúde, nesses seus 35 anos de caminhada, e pedimos,  “Caminhe conosco Senhor”. Que sejam investidos novos agentes da Pastoral da Saúde,  para que possamos, SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (Mt 5, 13-14)”, exorta Edison Lopes, coordenador diocesano da pastoral.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo continuar a missão de Jesus Cristo dada a sua Igreja, por meio de seus discípulos, de revelar o amor misericordioso de Deus por todos aqueles que sofrem, de modo especial os doentes e suas famílias.

Atende ao mandato de Jesus Cristo: “Curai os doentes” (Mt 10,8) e também ao apelo do Papa Francisco por uma “Igreja de saída”. Os Agentes da Pastoral da Saúde “saem” de suas casas, de si mesmos, para revelar o amor de Jesus Cristo aos doentes e ver neles o rosto do próprio “Cristo” que sofre. Eles não agem em nome próprio, mas em nome de Jesus Cristo e enviados pela Sua Igreja, no qual se congrega os agentes de todas as paróquias, para louvar e agradecer a Deus por todas as graças concedidas a todos que atuam nesta Pastoral, aos enfermos e seus familiares e também como testemunho de “unidade” no “serviço pastoral” com toda Diocese.

Levando a eles uma palavra de conforto, um sorriso, um abraço,  sobretudo, levando Jesus a eles, e eles a Jesus.

Neste tempo de pandemia, a pastoral foi impedida de fazer visitas aos enfermos, mas se reinventou para continuar levando o apoio espiritual e mensagens de esperança aos enfermos e familiares.  Os agentes continuaram seus trabalhos mantendo contato com seus enfermos através de ligação, chamada de vídeo,  mensagens, empréstimos de equipamentos ortopédicos, campanha de alimentos e fraldas geriátricas,  entre outros.

Agradecemos a todos os Agentes,  colaboradores e amigos, desta pastoral pelo seu SIM,  em servir o Senhor Deus… “Eis- me aqui Senhor”. (Lucas 1:38). Cada pessoa acolhida pode presenciar a luz do amor divino emanada por cada agente pastoral.

Que cada um de nós, receba da parte de DEUS todas graças,  pelo dom de ajudar ao próximo.

Pedimos a intercessão de São Camilo Lelis, patrono dos enfermos, e de São Dimas,  que voltem seus olhares intercessórios sobre os que sofrem e sobre aqueles os que assistem.

Assista.