Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

31 de julho – Dia Nacional da Campanha do Quilo

Não se tem histórico de como surgiu esse termo, mas é fato que a prática nos foi ensinada desde a Igreja primitiva ainda com os discípulos de Jesus. A Bíblia nos conta que as primeiras comunidades cristãs faziam a partilha de bens materiais e assim nenhum membro passava por necessidade alguma.

“Com efeito, entre eles não havia indigentes, pois quem era proprietário de terras ou casas, vendia-as e levava o preço dos bens negociados” (At 4, 34).

Depois, começamos a ver tantos santos que deixaram suas riquezas e passaram a trabalhar para os mais pobres: São Francisco de Assis, Santo Afonso de Ligório, São Vicente de Paulo. E assim a prática foi se fazendo comum entre os católicos.

Dentre estes santos, recordamos um jovem que pensou num sistema de caridade incrível que até hoje funciona no mundo todo. Frederico Ozanam, hoje beato, aos 20 anos fundou a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), junto com amigos estudantes justamente para atender aos mais necessitados.

Mais de 180 anos depois, ainda hoje as conferências vicentinas realizam o trabalho de arrecadação de alimentos. Além das Campanhas do Quilo que acontecem em nossas paróquias e comunidades, os vicentinos realizam um trabalho muito bonito e extremamente organizado para auxiliar aqueles que não têm alimento.

Procure na sua paróquia o responsável pela Campanha do Quilo, ou veja se há alguma conferência vicentina que realiza este trabalho para você participar. Colabore… Caridade é amor!

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]