Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 11/01/2012

2012: Fim do mundo?

Pe. Edinei Evaldo Batista

[dropcap]O[/dropcap] ano de 2012, já há algum tempo, vem sendo previsto como o ano do fim do mundo. E isso vem deixando muita gente preocupada.

Esta previsão, baseia-se no calendário elaborado pela Civilização Maia, cuja qualidade pode até ser elogiada, mas não tomada como referência absoluta para a história e sua conclusão. Como qualquer outra criação humana, este calendário esteve a serviço das pessoas de sua época, mas não pode ser classificado como algo perfeito e expressão da verdade. A partir disso foram produzidos filmes que apresentam catástrofes naturais e planos criminosos como realização desta “previsão”, misturando muito de ficção com algo da realidade. Vale lembrar que tais filmes não têm intenção e nem condição de apresentar verdades que fogem à capacidade humana conhecer. O que fazem é apenas combinar livremente a imaginação, a arte e os recursos técnicos para fazer parecer verdade o que não passa de suposição. Ah, e o mais importante: um filme rende muito dinheiro para quem o produz e comercializa.

 Tudo isso seria menos preocupante se alguns cristãos não embarcassem nessa onda com a pretensão de fundamentar em textos bíblicos os boatos sobre o fim do mundo em 2012, fazendo-o, porém, de modo forçado e sem nenhuma autoridade e preparo para tanto.

Nossa reflexão dirige-se, portanto, aos cristãos, com a finalidade de recordar-lhes aquilo que a fé nos diz acerca do final dos tempos, e orientá-los para permanecer tranquilos diante da inconsistência dos boatos acerca do fim do mundo como algo próximo.

A Bíblia não fala sobre o fim do mundo? 

Os textos bíblicos não podem ser considerados fora de seu contexto histórico e social para que seu significado não seja forçado, deturpado e nem esteja em desacordo com a totalidade da Palavra de Deus, que sendo integral tem sempre o mesmo espírito: é algo positivo, é boa nova. Nas Sagradas Escrituras há vários gêneros literários, que são, na verdade, formas variadas de dizer algo, próprias de uma época e de uma cultura. Tais gêneros não podem ser tomados ao pé da letra e de forma descontextualizada. Quando isso acontece faz-se uma leitura undamentalista, desconexa da fé e independente da autoridade da Igreja que oferece a chave para uma leitura correta.

O resultado desta postura é que a Palavra de Deus, libertadora e promotora de vida, semeadora de esperança e construtora da paz acaba sendo manipulada para justificar uma visão particular e errada da realidade, que gera medo e atitudes supersticiosas nas pessoas simples e de boa fé.

É possível a alguém saber quando será o fim do mundo?

A própria Palavra de Deus nos afirma a impossibilidade de conhecer o quando e o como do fim dos tempos. Em Mt 24,36, Jesus diz que “quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”. Portanto, ninguém que se aventure marcar o dia para fim do mundo, tem autoridade para isso. Aqui, vale lembrar que muitos já fizeram isso ao longo da história e suas previsões nunca se verificaram. De fato, como disse Jesus mais de uma vez, esse dia virá como um ladrão, de forma inesperada. 

É verdade que Jesus voltará?

Sim, isto faz parte de nossa fé, como acolhimento do que a Palavra de Deus corretamente interpretada na Igreja nos ensina. No Advento nos preparamos para vivenciar a 1ª vinda de Cristo, com a celebração do Natal. Ao mesmo tempo, o Advento nos recorda o fato certo de que haverá uma 2ª vinda, para a qual devemos estar mais preparados ainda, porque será nosso encontro definitivo com o Senhor. Mas esse dado de nossa fé está longe de ser algo que assuste e amedronte. O encontro com o Senhor será encontro amoroso, na alegria e na paz, para aqueles que estiverem prontos para ele. Se haverá algo de pavoroso será para quem vive despreocupadamente, não se preparando para o encontro com Jesus. A certeza de que Jesus virá um dia para nos tomar para sempre consigo numa existência sem sofrimento, sem lágrimas, sem separações deve ser profundamente animadora, convocando-nos todos os dias a viver de acordo com suas palavras e seu testemunho. Esta certeza nos deve alegrar e não amedrontar. 

Qual o significado da 2ª vinda de Cristo?

A 2ª vinda é chamada na teologia de Parusia e entendida como a conclusão definitiva da obra de salvação realizada por Cristo, quando a humanidade inteira e toda a criação será glorificada juntamente ao seu Redentor. Este fato, que não há como descrever, é esperado na fé por todos os cristãos e será ocasião de glorificação e não mera destruição, de plenitude e não de aniquilação. O que nos garante isso é a certeza do amor de Deus, que já se mostrou totalmente favorável a nós em toda a história da salvação e no seu ponto alto que foi o sacrifício de Jesus na cruz. Um texto belíssimo que nos ajuda a compreender isso está em Rm 8,31-39 (o amor salvador de Deus).

Qual o significado das grandes catástrofes que acontecem destruindo pessoas e lugares?

São fatos da natureza criada, que ainda não é plena, por isso pode falhar em alguns casos. Muitas vezes são também resultado da intervenção do ser humano sobre a natureza, alterando-a, descontrolando-a, manipulando-a de acordo com seus interesses e acabando por trazer consequencias desastrosas para muitos inocentes. Deus, em sua sabedoria e poder, mesmo tendo autoridade para evitar tais coisas, as permite para alertar a humanidade dos rumos que está tomando e para convidá-la à mudança. Apesar disso, a humanidade insiste em fazer o caminho que ela mesmo traçou para si. 

O que fazer diante dos boatos acerca do fim do mundo?

Viver com tranqüilidade, viver fazendo o bem, viver na alegria de nos sabermos amados por Deus, viver na solidariedade com os irmãos. Isso tudo significa viver preparados para o nosso encontro com o Senhor seja do modo como for. Ninguém deve viver preocupado com esses boatos e nem com medo. Aliás, nem deve dar ouvidos aos mesmos.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.