Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Peregrinação nacional reúne famílias ao redor do Altar da Mãe Aparecida

a12.com

(Foto: De São José dos Campos, o casal Andreza Maciel e Valter Gonçalves e a família de Simone e Luiz Gonzaga Peixoto)

Nesse fim de semana o Santuário de Aparecida recebeu famílias de todo o Brasil para a 10ª Peregrinação e o 8º Simpósio Nacional da Família. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, meditando o tema ‘O Evangelho da família, alegria para o mundo!’, apresentando reflexões em sintonia com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia publicada pelo Papa Francisco em 2016.

Representando a Diocese de São José dos Campos, estiveram presentes casais e famílias da Paróquia São Paulo Apóstolo, Paróquia São José e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Também marcaram presença o casal coordenador da Pastoral Familiar da Diocese de São José, Silvano Luiz Viana e Renata Miranda Viana.

A programação aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e noAltar Central, com acolhida das Famílias nas Celebrações Eucarísticas em intenção ao evento.

O primeiro momento de acolhida das famílias na Basílica da Mãe Aparecida ocorreu no sábado (26) à tarde , para a oração do Santo Terço. Às 18h, a Missa de Abertura foi presidida por Dom João Bosco, Bispo de Osasco (SP) e Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Após a celebração, as famílias se uniram em uma Procissão Luminosa em volta do Santuário, que foi concluída na Tribuna Bento XVI com um momento oracional.

No domingo (27) as famílias tiveram novamente, duas missas especiais em ação de graças pela Peregrinação e o Simpósio. A primeira, às 7h30, foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP).

Às 10h, Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis (SC), e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB, celebrou a Santa Missa junto a dezenas de famílias reunidas no Altar Central.

O sacerdote começou a homilia motivando os fiéis a se lembrarem de todas as pessoas que pedem oração. Com as mãos no coração, Dom Wilson, reforçando a Solenidade da Santíssima Trindade, ressaltou que cada um é templo do Espírito Santo.

O Arcebispo também recordou o Ano do Laicato e refletiu que pastorais e movimentos da Igreja devem servir com o objetivo de promover a unidade nas paróquias e comunidades, a fim de fortalecê-las. Com base no amor, no testemunho do Evangelho e em comunhão, a exemplo da Santíssima Trindade, leigos e leigas têm a missão de tornar a Igreja um ambiente familiar. “A paróquia deve ser uma família que busca viver a unidade permanentemente”, enfatizou.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]